A AMD vem mostrando que está em uma de suas melhores fases. Com uma análise recente, as vendas alemãs mostraram que a linha de processadores Ryzen está entre as mais vendidas dos últimos meses e com isso, surge a dúvida sobre qual opção é melhor o Zen 2 ou Zen3?
A Ryzen é uma das principais rivais da Intel, e que já vem trabalhando seu desempenho com a próxima geração de CPUs e GPUs.
Quais as novidades?
A AMD Ryzen 4000 já tem usado a nova arquitetura, e a Zen 3 já está confirmada. Existem novos processos em andamento para aumentar ainda mais o desempenho e agora, novos detalhes vazaram com informações importantes.
Os documentos divulgados, relataram que ajustes e novidades significativas deverão estar presentes nesse novo processador e isso aumenta ainda mais as promessas da AMD. Entenda agora quais as diferenças entre os processadores Zen 2 e Zen 3.
Zen 2 e suas características
A primeira característica é a forma como os núcleos do processador são organizados. Os chips, por exemplo, da AMD, possuem componentes CCD, unidades que contam com núcleos em conjuntos, assim como outros componentes e cache.
Cada CCD, por sua vez, tem componentes principais, os CCXs, que são complexos e isso sugere uma concentração entre os números do processador. No Zen 2, que atualmente é usado pela linha do Ryzen 3000 e 3000XT, cada CCXs e CCD possuem 8 núcleos.
Zen 3 e suas características
A principal diferença da Zen 3 para a Zen 2 está na CCD, que é composta de só um CCX, mas continua tendo 8 núcleos. De forma prática, o Zen 3 pertence a linha da Ryzen 4000, que mantém em suas características um processador de 16 núcleos e 32 threads, um dos chips mais top de linha do mercado.
Outra grande ponto, é que os impactos dessa nova linha, além de ser relevante e ter desempenho melhorado, a organização também mantém o cache de processadores, com 32 MB. Porém, agora dividido para cada um dos CCX. Dessa forma a memória que é disponível para cada uma das memórias fica individualizada para cada um dos núcleos.