Zanin tem aprovação dos senadores para ocupar cargo no STF. A CCJ (comissão de Constituição e Justiça), do Senado aprovou com ampla maioria o nome do advogado Cristiano Zanin para Ministro do Supremo Tribunal Federal.
O advogado era, portanto, a indicação do chefe do executivo nacional, e mesmo com a previsão de aprovação, criou-se muita expectativa.
Desse modo, a aprovação dada como certa, realmente se confirmou, marcando uma vitória do governo.
A saber a indicação do nome de Zanin recebeu da CCJ do Senado 21 votos favoráveis e 5 contrários. Quanto à aprovação para o cargo de ministro, cuja votação é de responsabilidade dos senadores, foram 58 votos a favor e 18 contra.
Esse texto mostra todos os acontecimentos e a trajetória que levou a indicação do nome do advogado Zanin à CCJ e que culminou com essa aprovação para o cargo de ministro. Boa leitura!
Aprovação do nome de Zanin na CCJ e no Senado
Conforme mencionamos, nesta quarta-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado confirmou a escolha do presidente Lula para o STF. A votação, que contou com larga vantagem de votos favoráveis ao indicado do chefe do executivo nacional, após votação dos senadores, também sem sobressaltos, contando com votos bem acima do necessário, colocou Cristiano Zanin no cargo de ministro do STF conforme já previam os especialistas.
Sobre a indicação e a sabatina de Zanin
Afinal, o nome de Zanin ganhou relevância e apareceu no cenário nacional, ao defender o atual presidente nas ações judiciais da operação Lava Jato. Na época, esses processos colocaram o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão por 580 dias. O trabalho deu visibilidade ao advogado, e colocou Zanin em confronto com Sergio Moro, então juiz responsável pelas ações referentes à operação. Após ingressar no mundo da política, o juiz é atualmente senador pelo partido União Brasil/PR e também participou da sabatina.
Além de despontar, ganhando visibilidade, agora ministro do STF, transformou-se em pessoa de confiança de Lula. Assim, Zanin não refutou nenhuma afirmação sobre relação com o presidente, durante a sabatina. Entretanto buscou mitigar a relevância da defesa do chefe do executivo nacional, em sua trajetória profissional. Portanto, procurou focar suas respostas na sua carreira no direito empresarial.
Contudo essa relação próxima e de confiança com Lula incomoda. E os inquisidores da oposição exploraram ao máximo. Contudo uma parlamentar do PT, foi quem melhor expressou a dimensão do trabalho de Zanin na vida e carreira política de Luiz Inácio Lula da Silva.
Assim, Teresa Leitão, senadora por Pernambuco, em sua fala, citou todos os jargões usados por apoiadores do presidente, relacionando-os ao resultado ao notável conhecimento do advogado.
Visão de Zanin sobre sua indicação
Por fim, Zanin afirmou que o presidente o indicou para a vaga no STF, devido a seus trabalhos como advogado. Ademais, garantiu que irá observar os procedimentos de impedimento em ações que não tenha competência para julgar no Tribunal, e citou ações em que já trabalhou ao longo de sua carreira como advogado.
Você acredita que a aprovação de Zanin para o cargo de ministro do STF, representa trégua entre governo e oposição? Comente conosco!