O Youtube revelou nesta terça-feira (22) que irá atualizar sua política com o intuito de combater fake news sobre as eleições no Brasil. De acordo com a empresa, uma das medidas que vão ser tomadas será a de remover vídeos que contenham informações falsas sobre as eleições de 2018.
Site oferece CURSO GRATUITO de Minicurso Youtuber
Em nota, o Youtube relatou que vai derrubar os vídeos com “informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados”.
A regra a ser implantada no Brasil não é novidade para o Youtube, que aplicou a mesma medida nas eleições de 2020 nos Estados Unidos e em 2021 na disputa eleitoral na Alemanha. “Agora, ela será aplicada às eleições presidenciais brasileiras de 2018”, pontua a plataforma.
Outras proibições do Youtube
Segundo a empresa, também serão excluídas as gravações feitas com o intuito de enganar eleitores sobre, por exemplo, a hora da votação ou até mesmo sobre os requisitos necessários para que as pessoas possam votar.
“Isso inclui alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados”, diz o Youtube, completando que as regras da plataforma impedem também vídeos que visem propagar informações falsas sobre inelegibilidade de candidatos ou que tentem promover a ação de impedir ou atrapalhar quem está tentando votar.
Publicações de Bolsonaro
Olhando as diretrizes das novas medidas do Youtube, é possível constatar que dentre os vídeos excluídos, podem estar alguns do presidente Jair Bolsonaro (PL), que durante todo o seu mandado alegou que existiram “fraudes eleitorais” na disputa de 2018.
Em julho do ano passado ele confessou que não tinha provas e ainda prometeu que não iria mais tocar no assunto. No entanto, neste ano, ele voltou a comentar sobre o tema e afirmar, sempre sem provar nada, que o sistema eleitoral brasileiro não é confiável.
Leia também: YouTube suspende publicação de novos vídeos no canal da deputada Bia Kicis