Workana é um site de freelancers em que se torna possível encontrar projetos que variam desde escrita, tradução, marketing digital e design. O processo para conseguir entrar é burocrático e exige um pouco de paciência: demoram 15 dias para analisar o seu perfil e dizer se está apto para acessar e mandar propostas. Para estar apto, é ideal que possua uma foto juntamente com portfólio. Caso queira acelerar todo o processo, ainda pode o fazer ao pagar pelo plano Premium.
Como funcionam os pagamentos?
Os pagamentos ocorrem assim como a 99Freelas em que há o depósito por garantia. Ou seja, o cliente deve pagar o valor antes de dar início ao projeto e, a plataforma libera para o autônomo quando terminar. Se o projeto não tiver sido finalizado, o cliente poderá receber o depósito em conta novamente.
Dicas para conseguir projetos na Workana
Após haver passado, terá que começar a mandar as propostas pelos projetos. O primeiro passo é que você fala uma tabela com os preços que deseja cobrar. Neste momento, é importante que seja coerente: se for iniciante, cobre como um, caso seja especialista, cobre como um. O que mais é possível encontrar em plataformas como a Workana são freelancers reclamando que não conseguem projetos mas que também cobram acima do comum.
Após definir quanto cobrará por cada tipo de atividade, estabeleça uma regra para si mesmo: não irá diminuir o valor mínimo em hipótese alguma.
Outra dica para conseguir projetos na Workana é definir um nicho. Saiba exatamente o que deseja trabalhar. Essa definição irá auxiliar também para que possa se especializar em seu público alvo. Não tente abranger a tudo e a todos. Imagine que é um designer, procure por uma área que possa se especializar, seja redes sociais, capas de livros ou outros.
Ter um portfólio atraente também é uma alternativa, principalmente porque é por lá que os clientes devem visualizar seus trabalhos. Para que possa ser acessado de forma simples e descomplicada, não peça a eles e-mail ou cadastros.
Uma dica para manter a estabilidade é: comece com freelancer enquanto tem um emprego. Não largue tudo para somente depois analisar e ver no que pode dar. Em suma, pode ser demorado até que consiga clientes fixos no que tem a oferecer.