O WhatsApp não vai mais funcionar em alguns celulares e tablets antigos a partir de outubro. São 15 modelos diferentes que têm Android 4.1 ou versões mais antigas. Isso já aconteceu antes em julho, quando 35 aparelhos perderam o suporte.
A dica é: se você tem um desses celulares, pense em trocar por um mais atual. É o que o próprio WhatsApp recomenda.
Veja a lista de aparelhos que não suportarão mais o WhatsApp
Samsung:
- Galaxy Note 2
- Galaxy S2
- Galaxy Nexus
- Galaxy Tab 10.1
- Nexus 7
HTC:
- One
- Desire HD
- Sensation
Motorola:
- Xoom
- Droid Razr
LG:
- Optimus 2X
- Optimus G Pro
Sony:
- Xperia Z
- Xperia S2
- Xperia Arc 3
Data para o app parar de funcionar
Dessa forma, para continuar usando o WhatsApp, você precisa de:
- Android 5.0 ou superior
- iOS 12 ou superior
- KaiOS 2.5.0 ou mais recente
O WhatsApp para de funcionar nesses dispositivos em 24 de outubro. Você pode verificar seu sistema operacional nas configurações do seu aparelho.
Veja também: WhatsApp atualizou e agora você pode GANHAR DINHEIRO com novo recurso; veja como
Mais recentes novidades do WhatsApp: chamadas em grupo com mais pessoas
O WhatsApp está experimentando aumentar a quantidade de pessoas que podem participar de chamadas em grupo para 32 pessoas. Essa novidade foi observada no dia 16 de setembro pelo site especializado WABetaInfo e já está sendo testada por alguns usuários do WhatsApp Beta no Android.
No entanto, não sabemos quando estará disponível para todos na versão comum do aplicativo e nem na versão beta para iPhone (iOS).
Assim, de acordo com um site especializado, o WhatsApp Beta para Android agora permite iniciar chamadas em grupo com até 32 usuários a partir da versão 2.23.19.16. Essa atualização tem o objetivo de tornar mais fácil para todos os participantes se conectarem ao mesmo tempo quando a chamada começa.
Antes, era possível começar uma chamada em grupo com 15 pessoas e depois adicionar mais 16 convidados, totalizando 32 usuários, incluindo o anfitrião. Agora, com a atualização, é mais simples iniciar a chamada com todos os participantes se conectando simultaneamente.
Além disso, o WhatsApp atualizou o design da aba de ligações no aplicativo. A antiga seção para criar um link de chamada foi substituída por um botão para iniciar uma nova ligação, permitindo que o anfitrião adicione até 31 membros para a chamada em grupo.
Veja também: WHATSAPP atualizou! Veja quais são as novas funções
Recurso disponível apenas para usuários da versão Beta Android
O WhatsApp introduziu chamadas em grupo pela primeira vez em 2018, permitindo até quatro participantes. Esse limite aumentou para oito em 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando as videochamadas se tornaram populares. Em 2022, o limite subiu para 32 pessoas, mas a chamada coletiva ainda começava com apenas oito usuários, incluindo o anfitrião.
No entanto, em julho deste ano, houve uma atualização que possibilitava iniciar chamadas com até 15 usuários de uma vez. Agora, com a mais recente atualização, o limite aumentou de 15 para 32 participantes. Isso é uma grande melhoria, pois elimina a restrição anterior e facilita as ligações em grupos maiores.
Ademais, essa novidade já está disponível para os usuários que participam do programa beta no Android. Mas não há informações sobre quando estará disponível na versão beta para iPhone (iOS) ou na versão padrão para ambos os sistemas operacionais. Vale mencionar que, como continua em fase de teste, podem ocorrer modificações antes do lançamento para todos os usuários.
Novidades nos Canais
Recentemente, o WhatsApp lançou uma novidade chamada Canais no seu aplicativo de mensagens. Agora, conforme o site WABetaInfo, o app está planejando adicionar mais recursos a essa função.
Com os Canais, os usuários podem se inscrever em temas de interesse para receber informações e se manter atualizados sobre as notícias, podendo também interagir usando emojis.
Atualmente, apenas o administrador envia atualizações nos canais do WhatsApp, e os inscritos podem reagir com emojis. Em breve, haverá uma novidade: os inscritos poderão responder com texto, o que possibilitará mais interação entre todos.
Todavia, isso não mudará como as mensagens são enviadas no canal, pois o administrador ainda será o único a publicar, e as respostas serão direcionadas a um grupo separado para isso.
Veja também: IMPORTANTE: Você já verificou se o seu WhatsApp foi alvo de clonagem? Saiba já!