O WhatsApp foi multado em 225 milhões de euros pela autoridade digital irlandesa por desrespeito à proteção de dados. A saber, o valor corresponde a R$ 1,3 bilhão, segunda maior multa aplicada na Europa em relação à proteção de dados. O aplicativo afirmou que irá recorrer da decisão.
Em resumo, a sanção resulta de uma investigação de 2018, solicitada pelo comitê europeu de proteção de dados. De acordo com as autoridades, o aplicativo não “cumpriu suas obrigações de transparência” ao não esclarecer às pessoas o uso de suas informações.
A propósito, o WhatsApp não informou os usuários sobre o compartilhamento de suas informações com empresas do grupo Facebook. Aliás, este é o proprietário do WhatsApp, e a distribuição dos dados para outras empresas não ficou clara para os usuários.
Vale ressaltar que essa multa ocupa o segundo lugar no ranking de valores das multas aplicadas na Europa sobre proteção de dados. O primeiro lugar pertence a uma multa aplicada contra a Amazon de 746 milhões de euros, ou R$ 4,5 bilhões. Isso aconteceu em julho deste ano e a Amazon também não respeitou a lei de proteção de dados da Europa.
WhatsApp tem três meses para corrigir problema
A saber, o regulador irlandês possui jurisdição no caso do WhatsApp, pois a sede europeia do Facebook fica no país. Em suma, o aplicativo tem três meses para corrigir os problemas apontados pela autoridade irlandesa. Nesse caso, o WhatsApp precisará reorganizar e esclarecer sua política de privacidade aos usuários.
A lei de proteção de dados no continente europeu está em vigor desde 2018. Conhecida como GDPR, a lei permitem que reguladores dos países europeus apliquem multas em até 4% do faturamento global das empresas. Em relação ao WhatsApp, a multa representa 0,8% dos lucros do Facebook em 2020.
Em nota enviada á agência AFP, o WhatsApp afirmou que recorrerá da decisão. “Não concordamos com a decisão sobre a transparência que proporcionamos às pessoas em 2018 e as sanções são totalmente desproporcionais”, disse a companhia.
Leia Mais: Dólar se mantém estável nesta sexta (3) e fecha semana em leve queda