O Banco Central autorizou nesta quinta-feira (2) o famoso aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, a disponibilizar o recurso que permite fazer pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago.
Assim, com a nova opção, será possível usar o WhatsApp Pay para fazer pagamentos para empresas dentro do aplicativo.
Novo recurso para pagar no WhatsApp
No entanto, é importante ressaltar que o novo recurso não estará imediatamente disponível para os usuários do aplicativo. Isso ocorre porque o lançamento dessa funcionalidade precisa ser comunicado a todos os parceiros do serviço com pelo menos 30 dias de antecedência.
De acordo com o BC, esse prazo é necessário para cumprir os “princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação”.
Lembrando que, anteriormente, a instituição financeira impediu o lançamento dessa versão via barreiras impostas a Mastercard e a Visa, duas parceiras do WhatsApp. Contudo, até então, o aplicativo só permitia transferência de valores entre pessoas físicas, e não jurídicas.
CEO do grupo Meta comemora a nova função
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa atual proprietária do WhatsApp, comemorou a liberação concedida pelo BC.
Desse modo, o CEO afirmou em seu perfil no Instagram que está entusiasmado com o lançamento que permitirá às pessoas realizar pagamentos diretos pelo WhatsApp para pequenas empresas.
Já o chefe do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, disse que o pagamento de compras e serviços em um “chat” do WhatsApp usando cartões Mastercard e Visa será liberado “em breve”.
Além disso, Horn afirmou que existe a convicção de que a possibilidade de realizar pagamentos de pessoas físicas para empresas através do WhatsApp terá um grande impacto na vida dos cidadãos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários. E também, isso ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas ao máximo.
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WhatsApp é um canal essencial entre empresa e cliente
Nos últimos anos, especialmente no período da pandemia de Covid-19, diversos varejistas criaram formas de vender através do WhatsApp.
Assim, o app se tornou um importante canal de relacionamento com o consumidor. O pagamento nessas soluções, contudo, não é “nativo”, ou seja, não acontece diretamente no aplicativo.
Dessa forma, em geral, é enviada uma mensagem com um link de pagamento, que leva o consumidor para fora do WhatsApp, abrindo uma página em um navegador. Feito isso, o cliente precisa informar os dados do seu cartão ou fazer um pix.
Com a autorização do BC, a experiência de compra via WhatsApp será muito mais simples. O usuário poderá cadastrar previamente um cartão dentro do app e fazer suas compras diretamente dentro do aplicativo, sem precisar sair dele.
Além disso, é válido lembrar que 80% dos usuários ativos mensais (MAUs) do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo app.
E também, 60% dos consumidores móveis brasileiros já pediram produtos e serviços pelo WhatsApp. Os dados são das pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel.
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Visa se pronuncia sobre o novo recurso
Para a equipe do site Mobile Time, a Visa expressou sua animação ao receber a notícia do Banco Central.
“A Visa confia no grande potencial que essa funcionalidade tem para impulsionar a inclusão digital e o desenvolvimento de muitas empresas brasileiras, e está colaborando com a Meta e outros parceiros para lançar essa novidade. O pagamento pelo WhatsApp utiliza a tecnologia Visa Token Service, que substitui as informações da credencial do cartão, como o número da conta e a data de validade, por um identificador digital exclusivo (um ‘token’) que pode ser usado para realizar pagamentos sem expor informações sensíveis da conta”.
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