O WhatsApp está preparando novidades! Assim, ele divulgou um conjunto de recursos de segurança, que incluem a opção de solicitar confirmação quando o usuário tentar mudar de dispositivo.
A empresa afirmou que essas medidas serão implementadas em breve, nos meses que seguem. Saiba mais sobre esses novos recursos a seguir.
Novos recursos do WhatsApp
Adicionalmente, serão implementadas ferramentas de proteção contra malwares. E também, verificação automática do código de segurança para garantir a segurança da conexão.
Além disso, quando ocorrer a transferência da conta para um novo dispositivo, uma mensagem será exibida no aparelho antigo solicitando confirmação para prosseguir com a troca.
Assim, de acordo com o comunicado, essa funcionalidade tem a capacidade de identificar e notificar sobre tentativas não autorizadas de transferir a conta para um dispositivo diferente.
Verificação de dispositivo
Ademais, outra ferramenta implementada é a “verificação de dispositivo” para proteção contra malwares, que são tipos de vírus que podem comprometer o telefone sem autorização e utilizar o WhatsApp para enviar mensagens indesejadas.
Desse modo, esta nova função impede a conexão do invasor. Assim, permite-se que a vítima continue usando sua conta do WhatsApp sem interrupções, excluindo a necessidade de ação por parte do usuário.
Além disso, a empresa explica que o aplicativo utiliza uma chave de autenticação que permite o uso da plataforma sem precisar digitar senhas, PINs, códigos SMS ou outras credenciais toda vez que o aplicativo é aberto.
Em relação a este recurso, o WhatsApp destaca que uma grande ameaça à infecção por malwares, capazes de contornar a criptografia de ponta a ponta, são as versões não oficiais do aplicativo.
Assim, tais versões “pirateadas” prometem disponibilizar opções que ainda não existem na versão oficial e precisam ser baixadas de maneira avulsa.
No entanto, vale frisar que essa prática viola os termos de uso do aplicativo. Além disso, pode resultar na infecção do dispositivo com diferentes tipos de vírus, incluindo aqueles que roubam contas.
Veja também: Pagar com cartão de crédito no WhatsApp? Entenda!
Transparência essencial
Será implementado também um recurso com base no processo denominado “transparência essencial”. Dessa forma, essa função permitirá aos clientes verificar a segurança da conexão por meio das informações disponíveis na aba de “criptografia”.
A empresa afirma que esses recursos são baseados na criptografia de ponta a ponta padrão, que protege as mensagens pessoais contra ameaças.
Além disso, o WhatsApp recomenda aos usuários que ativem a verificação de duas etapas e utilizem backups protegidos com criptografia de ponta a ponta para obter proteção adicional no aplicativo.
Veja também: Veja como consultar PIS/PASEP pelo app da carteira de trabalho
Mensagem de vídeo no WhatsApp está em fase de testes
Além dos recursos de segurança, vale também ressaltar sobre outras funções do WhatsApp que estão em fase de testes. Neste caso, falamos da função de mensagem de vídeo.
Dessa forma, em uma atualização recente lançada nesta quinta-feira, o WhatsApp beta está realizando ajustes no recurso de mensagens de vídeo. Ademais, essa novidade está presente na última versão de testes disponível para o iOS.
Portanto, conforme relatado pelo pessoal do WABetaInfo, o aplicativo agora exibirá um pequeno ícone de câmera. Além disso, o app também alertará claramente o usuário sempre que receber uma mensagem de vídeo.
Desse modo, é evidente que esse é mais um passo significativo do WhatsApp antes de disponibilizar as mensagens de vídeo de forma estável para todos os usuários da plataforma.
Além disso, uma análise do código do WhatsApp também revela que as mensagens de vídeo serão criptografadas, impedindo que sejam salvas ou encaminhadas.
Veja também: LIBERADO! Veja como pagar usando o WhatsApp
A versão beta (2.23.8.23) está com problemas nos vídeos recebidos, não baixa!
E sempre bom esta renovando