Primeiramente, quando falamos em talento, sempre pensamos numa pessoa que nasceu com dom natural para exercer alguma atividade. Contudo, isso é muito raro. Normalmente, o que chamamos de talento de verdade, nada mais é do que prática. As pessoas que são geniais em alguma coisa, são aquelas que dedicam mais horas a ela. Por isso, para descobrir como ser talentoso, leia as dicas dessa matéria!
Leitura: veja porque você deve fazer dela um hábito diário
Saiba no que você é bom
Antes de tudo, defina tudo que você gosta e pratica bem. Se quiser, anote tudo num papel. Você não precisa ser especialista para ser bom em algo, ou curtir o momento fazendo isso. Você pode, por exemplo, gostar muito de cozinhar. Mesmo sem saber preparar pratos muito elaborados, é algo que te deixa feliz e que as pessoas elogiam. Então, isso vai para a lista.
Dedique-se a essa atividade
Escolha uma das atividades que você relacionou na lista acima e dedique-se a ela, com afinco. Busque conhecimento e busque meios de praticá-lo. Continuando no exemplo anterior, se você cozinha bem, pode fazer um curso de gastronomia, por exemplo. Depois disso, você pode ser chef, ou criar pratos ou sobremesas para vender de casa mesmo!
Descomplique
As coisas podem ser mais fáceis do que você pensa. Uma área que você gosta tem centenas de maneiras nas quais você pode trabalhar. Pesquise bem e comece a colocar as informações em prática! Se você tem medo de não dar certo, faça apenas por curiosidade e prazer. Dessa forma também surgirão oportunidades. Se você quer desenvolver um talento, precisa dar o primeiro passo.
Decoração e saúde mental: o que uma tem a ver com a outra
Não se compare
Decida no que você quer ser bom, e se dedique a ser. Uma pessoa que nasce com talento natural, mas não pratica algo, é superada por quem pratica todos os dias. Isso porque, a prática constante de algo, leva à sua execução natural e, consequentemente, ao talento. O talento é o conhecimento desenvolvido e aplicado.
Além disso, não compare o seu tempo com o de outras pessoas. A vida é única para cada um. Por isso, não é porque alguém achou seu talento aos 18, que você aos 30 está atrasado, ou parado no tempo. Cada um tem o seu momento, e a vida não é padronizada.
Confie nas suas capacidades
Se você gosta de fazer alguma coisa, qualquer coisa, mas acredita que não é bom o suficiente nisso, pare e pense: ninguém é. As pessoas se desenvolvem. Por isso, se você começar agora, será especialista no futuro. Uma pessoa que, por exemplo, cuida bem dos seus pets, pode se dedicar a cuidar dos pets de outras pessoas, através de um banho e tosa.
Uma pessoa que lê muito e ama escrever, pode ser tornar uma produtora de conteúdo, se buscar se desenvolver nessa área. Já aquela que sabe tudo sobre jardinagem pode vender suas plantas lindas, ou criar um curso para que outras pessoas possam ter plantas lindas também. Por isso, confie em você e ofereça o que você puder.
Seja persistente
Você pode desenvolver muitas atividades a partir daquilo que gosta. Basta querer e correr atrás. Liste o que você gostaria de fazer e vá excluindo itens da lista, até ficar com apenas um. Em seguida, pesquise todos os meios de desenvolver seu talento nisso. E, o mais importante, coloque em prática. Ninguém começa do degrau mais alto. É preciso subir um por um.
Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor