A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), que fala em nome de instituições tais como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras no mercado financeiro, divulgou um importante comunicado.
A saber, o Banco Central (BC) sinalizou um aumento substancial em 2022 e 2023 no número de brasileiros que investem na modalidade.
Isso, vale destacar, mesmo o Brasil não tendo uma forte cultura da realização de investimentos por parte das pessoas físicas.
A título de curiosidade, cabe mencionar que o percentual passou de 31% para 36% em 2022, e a projeção é que, até o final de 2023, o percentual alcance mais cinco pontos. É uma evolução e tanto para a modalidade.
BOLSA FAMÍLIA: benefício foi bloqueado NESTE MÊS e você não sabe o que fazer? Confira aqui
Estabilidade da conta-poupança
O Banco Central, também conhecido como o banco dos bancos, tem o objetivo essencial de garantir a estabilidade de preços e zelar pela estabilidade do sistema financeiro nacional.
Diante desse cenário, vale citar que o BC publicou em seu perfil nas redes sociais, , para estimular a poupança dos brasileiros, como forma de tentar aumentar os depósitos nos bancos.
Assim, explica que, ao fazer o investimento na poupança, pode-se acumular valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro.
“Ao poupar, você acumula valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro, o que poderá fazer diferença significativa na sua qualidade de vida”, diz a nota no Twitter.
Leia ainda: Lotofácil da Independência: 65 apostadores levam uma bela grana; veja se é um deles
Rentabilidade
Como se sabe, geralmente a poupança rende um pouco abaixo da taxa Selic nos grandes bancos. Contudo, ao deixar rendendo e sofrendo os efeitos dos juros, os aportes financeiros podem elevar.
Confira também: Prêmio milionário da Mega-Sena SAIU para uma ÚNICA APOSTA! Veja as dezenas sorteadas no concurso 2.630
Relatório da poupança
Em recente publicação, o Banco Central apresentou o relatório da poupança, que nada mais é do que um documento que apresenta dados diários dos depósitos na caderneta de poupança, além de dados diversos sobre o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Por fim, cabe salientar sobre o mês de agosto que os resgates em poupança superam os depósitos em R$10.074.971.
Quer conferir mais? Então, saiba que os dados do Relatório de Poupança estão disponíveis no site do BC.
Com informações do Banco Central do Brasil
Veja ainda: IMPERDÍVEL! Site libera descontos de até 80% e FRETE GRÁTIS em compras