Também conhecida como reconstrução de orelha rasgada, a cirurgia que corrige o lóbulo da orelha, a lobuloplastia, é muito comum, principalmente entre mulheres. Isso se dá por causa dos brincos usados que, por vezes, são pesados demais e esse peso pode ir “rasgando” a orelha, ou mesmo por conta do uso de alargadores.
Como a orelha rasga?
O lóbulo, que é a parte “gordinha” da orelha, e onde o furo para o brinco fica, é composto por gordura e pele. Isso faz com que essa área não tenha estrutura para sustentar um brinco muito pesado, por exemplo. Com o passar do tempo e com o uso frequente desse acessório, é comum que o furinho da orelha vá se esticando, podendo até mesmo rasgar a pele.
Nesse sentido, o uso de brincos pesados por muito tempo, alargadores ou traumas são os principais fatores que podem rasgar as orelhas.
O procedimento de lobuloplastia
A solução depende muito do grau do defeito, do tipo, tamanho e formato do próprio lóbulo da orelha. A lobuloplastia é um procedimento cirúrgico, que consiste em reconstruir o lóbulo da orelha por meio de incisões na área rasgada e sutura dessas incisões, de maneira a dar um contorno adequado ao lóbulo.
Para o procedimento, é necessário apenas uma anestesia local, sem sedação. A recuperação é tranquila e não demanda grandes abstenções, com exceção do uso de brincos por um tempo, principalmente pesados.
Por fim, ps pontos normalmente são retirados com 2 semanas e com 8 semanas do procedimento já pode fazer um novo furo na orelha. Mas atenção: o furo deve ser feito fora da cicatriz. Vale lembrar sempre de não usar brincos pesados e retirar os brincos para dormir, para evitar um novo alargamento do furo.
Você conhece alguém que queira corrigir o lóbulo da orelha? Então, deixe o seu comentário.
Veja também: quando fazer uma otoplastia?
⠀