Atualmente, os pets são considerados membros da família. Por isso, quando uma pessoa tem alergia ao seu pet, é muito difícil que ela se desfaça dele e isso não é mais uma solução para o problema, como poderia ser antigamente. Dessa forma, saiba mais sobre a alergia a pets e o que você pode fazer para reduzir os sintomas, na matéria abaixo.
Ração para cachorro: saiba como escolher a do seu pet
O que provoca a alergia
Muitas pessoas pensam que a alergia a pets é provocada pelos, especialmente, porque eles acumulam sujeira, ácaro e poeira. Isso é verdade. Contudo, a saliva do cão ou do gato também provocam alergias, assim como a descamação da pele deles, por causa de uma proteína encontrada nela.
Além disso, algumas alergias não são ao cão ou gato em si, mas são ocasionadas por agravamento de problemas como a rinite, bronquite, dermatite, dentre outros. Ou seja, pessoas já alérgicas são aquelas que têm mais propensão a desenvolver alergia aos animais.
Quais são os sintomas
A alergia de pets se assemelha a qualquer alergia respiratória e tem como principais sintomas o nariz entupido, coceira no ouvido ou garganta, olhos vermelhos e coceira nos olhos. Você saberá que a alergia a pet é o seu caso, se os sintomas aparecerem sempre que você passar um tempo com ele. Algumas pessoas apresentam esses sintomas de forma mais severa que outras e até mesmo de forma mais rápida.
Rotina de cachorro: veja como organizar o dia a dia do seu pet
Como reduzir os sintomas
A alergia a pet não é algo que pode ser completamente combatido. Por isso, alguns cuidados são necessários para reduzir os sintomas, sob pena da pessoa alérgica não conseguir passar nem mesmo alguns minutos perto do animal. Veja essas dicas para conviver bem com o seu pet, mesmo com alergia:
- Não deixe o animal no quarto onde você dorme: se você tem alergia ao seu pet, evite estar no mesmo ambiente com ele, especialmente por tantas horas, como acontece na hora de dormir. Por isso, providencie para ele o cantinho dele.
- Dê banho no seu pet com regularidade: manter o pelo do seu pet limpo ajudará a evitar crises alérgicas, especialmente por causa da sujeira e das poeiras acumulados no pelo, que podem agravar o estado da sua alergia.
- Escove-os para retirar o excesso dos pelos: quanto mais pelos, mais poeira e ácaros. Por isso, escove o seu pet diariamente, para evitar o agravamento da sua alergia
- Evitar colocar o pet dentro de casa: se a sua alergia for muito intensa, o ideal é não conviver diretamente com o pet, pelo menos a maior parte do tempo. Por isso, se você puder, deixe o pet em um cantinho externo da casa, de forma confortável, com a casinha, comida e água.
- Limpe a casa com frequência: mantenha a sua casa limpa, especialmente com relação à poeira.
- Troque o lençol: se o seu pet utilizar a sua cama para dormir, utilize um lençol para ele, outro para você. Além disso, nunca se deite com ele na mesma cama.
Dicas de decoração certeiras para qualquer ambiente