A dor nas costas vem afastando muito trabalhador de suas atividades laborais, entretanto existe a dúvida se esse tipo de enfermidade dá direito a benefícios do INSS.
Assim, cabe ressaltar que embora o sintoma seja semelhante, essa espécie de dor pode ser resultante de doenças variadas. E a causa dessa dor pode ser relevante para definir se o segurado tem ou não alguma assistência do instituto de previdência.
Outros fatores também podem influenciar na hora de requerer um benefício em função de dores nas costas, a exemplo da gravidade do problema.
Nesse sentido, a dor na coluna, a depender da sua gravidade, realmente pode gerar incapacidade para o trabalho. Além de desencadear outras condições que podem levar ao afastamento da função laborativa, como a ansiedade e a depressão.
Quer entender melhor quando a dor nas costas pode ser um fator preponderante na concessão de benefícios do INSS? Continue a leitura do texto até o final!
Afinal, dor nas costas dá direito a benefícios do INSS?
A princípio a resposta para essa pergunta é sim. Entretanto, conforme já mencionamos anteriormente, existem diversos fatores que podem interferir na concessão ou negativa do benefício.
Ademais, depende do tipo de benefício que o segurado deseja conseguir, se um auxílio temporário, para afastamento na fase de tratamento ou um benefício permanente.
No entanto, não basta ter condição clínica que aponte problemas em relação à coluna para garantir benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Portanto, é fundamental que o segurado consiga comprovar que a condição o torna incapaz de executar suas atividades laborativas.
Principais doenças que provocam dor nas costas e podem dar direito a benefícios do INSS
Primeiramente é importante destacar que a dor nas costas, independente da sua causa, pode se tornar incapacitante e trazer impactos negativos à vida de quem enfrenta essa condição.
Também vale reforçar que os problemas na coluna, que resultam em dores agudas ou crônicas, não prejudicam somente o exercício da atividade laborativa. Essas condições podem trazer uma série de consequências adicionais à saúde como um todo. Dando origem a episódios de ansiedade e até mesmo depressão. Ou ainda outros transtornos ligados ao estresse.
A coluna é o órgão de sustentação do corpo, responsável pelos movimentos, portanto as doenças que originam dores crônicas e a limitação da mobilidade podem de fato afastar as pessoas do trabalho.
Dentre essas doenças temos:
- Lombalgia;
- Hérnia de disco;
- Discopatia degenerativa;
- Osteofitose (bico de papagaio);
- Protusão discal;
- Escoliose;
- Cervicalgia.
Dois benefícios possíveis para esses casos
Por fim vale lembrar que embora os requisitos para a concessão de benefícios do INSS, nos casos de dor nas costas, vão muito além da condição médica, existe sim a possibilidade de receber o amparo de dois benefícios.
Primeiro, o segurado pode solicitar o auxílio doença, que vai garantir renda por um período, até que haja o retorno ao trabalho.
Segundo, a aposentadoria por invalidez, que atualmente recebe o nome de aposentadoria por incapacidade permanente, que contempla aqueles segurados que mesmo após o auxílio doença, permanece incapacitado para o trabalho.
Todavia, para requerer qualquer um dos auxílios o trabalhador terá que obedecer os critérios de elegibilidade, sendo que o principal deles é a qualidade de segurado.
Agora você já sabe que dor nas costas pode garantir benefícios do INSS, se esse é o seu caso, busque seus direitos. Volte para mais informações.