O mel é uma fonte rica em antioxidantes. Neste sentido, ele contribui para a redução do impacto da ação dos radicais livres que, assim, deixam as células do nosso corpo mais protegidas. Pelas suas propriedades, não só atrasa os efeitos do envelhecimento natural, como reduz o risco de se sofrer de doenças como o Alzheimer.
Por isso, seja na ingestão ou no contato direto com a pele, o mel apresenta substâncias essenciais para uma aparência jovem e saudável. É composto por cerca de 82% de açúcar comum, distribuídos em 38,19% de frutose, 31,28% de glicose, 1,31% de sacarose, 7,31% de maltose, 1,5% de açúcares totais e específicos e 3,1% de outros tipos de açúcares. A aparência viscosa, o peso, a maturidade, cristalização, sabor e conservação são resultados da presença de água, minerais e aminoácidos.
Além de retardar o envelhecimento, o mel apresenta outras infinidades de benefícios.
Benefícios do mel
- Combate a dor de garganta. Como o mel possui ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, ele é interessante para aliviar a dor de garganta momentaneamente.
- Previne problemas respiratórios. De acordo com pesquisas, bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel.
- Faz bem para a pele. Conforme citado anteriormente, o mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides.
- Melhora o sono. Igualmente, o mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
- Reduz o estresse metabólico.
- Melhora o sistema imunológico. Por fim, o mel possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que o tornam ideal para estimular o sistema imunológico, não apenas quando ingerido, mas também quando aplicado sobre a pele.
Veja mais benefícios aqui.
Por isso, invista em sua saúde e compre mel e própolis de qualidade.