Existem situações que trazem uma preocupação extra para o trabalhador brasileiro. Assim, um caso bem comum diz respeito aos primeiros meses após o nascimento ou a adoção de um filho. Então, para auxiliar nesse período, existe o salário-maternidade, um dos benefícios que é concedido para quem é segurado da Previdência Social.
No entanto, o que pouca gente sabe é que homens também podem ter esse direito.
Como assim? Não sabia disso? Siga a leitura e fique por dentro das situações que permitem a concessão.
Salário-maternidade também pode ser pago aos homens
Nos casos de adoção, a lei permite que pais adotantes recebam o salário-maternidade pelo período de 120 dias, o que equivale a quatro meses de afastamento do trabalho.
A saber, no caso de adoção, o pedido pode ser feito enquanto a criança não completar 12 anos de idade. Para ter direito, é necessário apresentar, no requerimento, o termo judicial de guarda ou adoção.
Ainda mais, para os casais homoafetivos que decidem ter um filho, eles também podem se ausentar do trabalho durante o período de 120 dias, enquanto recebem o salário-maternidade.
Dessa forma, os novos papais terão a renda garantida, enquanto se adaptam à nova rotina.
Contudo, é importante ressaltar que se dois homens adotam um filho, somente um deles recebe o benefício.
Veja ainda: Caminhão Tudo em Dia CAIXA oferece condições especiais para regularização de dívidas
Falecimento da gestante
O salário-maternidade também pode ser pago ao cônjuge ou companheiro, em caso de falecimento da mãe da criança.
Se a mulher já havia começado a receber o benefício, o pai da criança terá direito aos valores que faltavam ser pagos. No entanto, se o óbito foi no parto, ele vai receber os 120 dias de salário-maternidade.
Confira também: VITÓRIA! Novo programa do governo vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil
Atendimento extra do INSS
Uma ação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da Gerência-Executiva em Porto Velho (RO), com a Jirau Energia vai levar atendimento extra a 200 pessoas na região, além de ambientação para novos servidores.
Assim sendo, trinta profissionais vão atuar na análise, orientação e informações, emissão de senha, avaliação social e realização de palestras pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP).
A saber, todas as ações ocorrem com a supervisão de pelo menos um técnico do seguro social mais experiente.
O objetivo é atender a todos que comparecerem ao Centro de Ciência e Tecnologia do Distrito de Nova Mutum, incluindo os moradores das redondezas da região predominantemente rural, como Jaci Paraná, União Bandeirantes, Mutum Paraná, Vila da Penha, Rio Pardo e Abunã.
Cabe mencionar que o Centro de Tecnologia da Usina Jirau está localizado na Rodovia BR-364, KM 824 s/nº, Distrito de Nova Mutum, Porto Velho (RO).
Ainda mais, os atendimentos do INSS vão ocorrer nesta terça-feira (15), a partir das 9h.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: Calendário INSS: Aposentados e pensionistas recebem pagamento EM BREVE; consulte