Algumas pessoas nunca se deram conta, mas os valores depositados no FGTS possuem rendimentos todos os meses. Isso porque o Governo Federal usa o seu dinheiro para fazer outros investimentos e, com o retorno financeiro, distribui os lucros do FGTS e o rendimento normal. Contudo, o valor é imperceptível, na maioria dos casos.
Por isso, hoje vamos falar com funcionam os rendimentos do FGTS e mostrar opções melhores para quem quer usar esse valor para investimentos. Vale lembrar que qualquer decisão em relação ao fundo de garantia precisa ser bem pensado.
O seu FGTS gera rendimentos
O FGTS rende um percentual anual para todos os trabalhadores, independentemente do valor que se tem no fundo. Isso é uma forma de o governo retribuir o valor que você empresta ao setor público. Com esse dinheiro, ele financia programas sociais de habitação, como o Casa Verde e Amarela, além de construções de estradas, pontes e saneamento básico em diversos estados.
Contudo, os rendimentos são extremamente baixos. Isso porque o valor do FGTS rende 3% ao ano mais a Taxa Referencial, que é bastante próxima de zero. Por isso, você está emprestando o seu dinheiro ao governo e tendo um retorno de 3% ao ano.
Por isso, em épocas de saque do FGTS, é sempre excelente pensar em resgatar o valor, a depender do cenário econômico. Isso porque, no final de 2020, a taxa de juros era de 2% ao ano. Com isso, valia mais a pena deixar o valor no fundo de garantia. Agora, com a taxa Selic em 13,75%, vale muito mais a pena resgatar o valor no saque extraordinário, que valerá até o mês de dezembro.
Dessa forma, se você não tem a intenção de usar o dinheiro do seu FGTS no curto prazo para outras compras, aderir ao saque dos valores pode ser uma excelente ideia para fazer ele render ainda mais.
O saque extraordinário
Em abril, maio e junho, todos os trabalhadores do Brasil receberam, em suas contas do Caixa Tem, o valor referente ao saque extraordinário do FGTS. O valor entrou nas contas dos trabalhadores seguindo um calendário determinado pelo Governo Federal, que respeitou o mês de nascimento dos contribuintes. Vale lembrar que só tem direito a esse valor quem tinha saldo no fundo de garantia no dia 31 de dezembro de 2021.
O pagamento começou no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro. Contudo, quem nasceu em fevereiro, março, abril e maio recebeu nos dias 30 de abril, 4, 11 e 14 de maio, respectivamente. Os nascidos junho, julho, agosto e setembro receberam os valores do saque do FGTS nos dias 18, 21, 25 e 28 de maio, nessa ordem. Finalizando os pagamentos, quem nasceu em outubro, novembro e dezembro teve acesso ao valor nos dias 1°, 8 e 15 de junho.
Quem ainda não resgatou os R$1.000 do saque extraordinário ainda tem tempo. Isso porque o prazo para resgatar termina no dia 15 de dezembro. Para retirar o valor, basta criar ou entrar na conta do Caixa Tem e fazer um Pix para qualquer outra conta. Após o prazo, o valor voltará para a conta do FGTS do titular.