O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma doença caracterizada por episódios repetidos em que o humor e o comportamento da pessoa ficam significativamente alterados. Em alguns momentos, a pessoa tem o humor marcado por um aumento de energia e atividade, que chamamos de mania ou hipomania, e em outros por um significativo rebaixamento do humor, ou estágio depressivo.
O TAB por vezes é confundido com o Transtorno de Personalidade Borderline (ou limítrofe). No entanto, por se tratar de uma doença psiquiátrica, tem uma base neurobiológica, ou seja, fatores relativos à química cerebral. Além disso, a manifestação sintomatológica e a intensidade destes sintomas tendem a ser bem mais marcantes no TAB do que o observado nos transtornos de personalidade.
Causas do Transtorno Afetivo Bipolar
Entre as causas, como citado acima, estão alterações na neurobiologia cerebral, como o desequilíbrio de certos neurotransmissores, fatores genéticos e alterações abruptas na estrutura ou função de determinadas áreas do cérebro.
Entre os sintomas, os episódios de mania são caracterizados por um estado de euforia, agitação psicomotora, agressividade intensa, redução do sono, aumento do fluxo de ideias, entre outros. Os episódios de hipomania são marcados pelos mesmos sintomas, porém menos severos. A pessoa tende a ficar desatenta ou ter dificuldade de concentração.
Já os episódios depressivos são marcantes e podem se caracterizar por tristeza, apatia, falta de prazer, lentificação física e psíquica, pensamentos de morte ou tentativas de autoagressão ou até mesmo suicídio.
Tratamento
O tratamento para o TAB é quase sempre composto pela associação de medicamentos e psicoterapia. É fundamental que o paciente com sintomas passe por avaliação psiquiátrica/psicológica o quanto antes para que possa resgatar sua qualidade de vida.
Lembrando que o SUS oferece tratamento gratuito por meio dos centros de saúde ou, em casos de urgência, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Veja também: Transtorno Bipolar: sintomas e tratamento
Gostou desse artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos e familiares.