O lentigo se trata de uma doença de pele semelhante às sardas. É composto por uma mancha acastanhada, circunscrita, de bordos regulares ou não, composta por proliferação localizada de melanócitos da epiderme.
Em outros termos, lentigo são essas manchinhas pretas que podem aparecer nos lábios, nariz e na margem dos olhos. O lentigo simplex em gatos é uma condição genética, não é câncer, são apenas manchinhas inofensivas. É como se fosse as sardinhas nos humanos ruivos.
Esses pontinhos pretos são resultado da pigmentação produzida pelos melanócitos, que acabam produzindo mais melanina do que o tom de pele.
Causas
• Genético
• Adquirido
• Neoplástico
A doença é causada pelo aumento dos melanócitos, células que acumulam melanina, pigmento que dá cor à mancha. Além disso, devido ao tipo de gato em que costuma aparecer, o lentigo está relacionado à genética do animal.
Gatos que tomam sol em excesso tendem a ter mais manchas e, especialmente quando falamos de gatos brancos ou com tom de pele claro/ “rosado”, é preciso ter uma atenção redobrada.
Maior prevalência em gatos coloridos
• Creme
• Laranja
• Tricolor
Eles podem ser vistos principalmente no nariz, olhos, orelhas e cavidade oral. Nos gatos ruivos é conhecido como: lentigo simplex.
Tratamento
Não devemos nos preocupar, é uma alteração benigna da pele não relacionada ao câncer de pele. Claro, se virmos que há uma mancha que sobe, se espalha ou aparece em áreas não tradicionais às do lentigo, é aconselhável consultar o veterinário.
Alguns gatos de pelagem mais clara ou por ficarem muito expostos ao sol, podem desenvolver queimaduras e manchas que são confundidas com o lentigo, por isso, é fundamental diferenciá-las. Vale evidenciar que o lentigo simplex só aparece na região do nariz, boca e gengiva com aspecto arredondado e pequeno.
No mais, não deixe que o gato fique exposto ao sol em horários mais quentes.
Veja em nosso site mitos e verdades sobre gatos.