Um pequeno estudo feito por pesquisadores do Imperial College London do Reino Unido aponta que pode haver uma relação entre a Covid-19 e o surgimento de diabetes tipo 1 em crianças. Os especialistas acreditam que o novo coronavírus possa estar desencadeando mais este problema de saúde, pois ele pode atacar diretamente as células do pâncreas, vitais para a produção de insulina. Isso explica-se pelo fato de que a diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico destrói as células produtoras da tal substância.
Diabetes tipo 1
A diabetes mellitus tipo 1, assim como o tipo 2, é caracterizada pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, o que desencadeia uma série de complicações no organismo. Mas, nesse caso, a doença surge em geral na infância e na adolescência, traz sintomas como vontade urinar e perda de peso e tem origem autoimune. Nesse sentido, as próprias unidades de defesa do corpo passam a destruir o pâncreas, responsável pela produção de insulina. O tratamento, portanto, sempre envolve a reposição desse hormônio.
O estudo sobre uma relação entre a Covid-19 e o surgimento de diabetes tipo 1 em crianças ainda não foi comprovado, mas é levado em consideração e mais pesquisas serão feitas para confirmar se essa relação existe. Mas, aproveitando o assunto, seguem algumas dicas de cuidados essenciais que podem ajudar caso seu filho(a) seja portador de diabetes tipo 1.
Dicas
- Mantenha o uso regular de insulina;
- Mantenha a dieta recomendada;
- Respeite o isolamento social;
- Siga as medidas de higiene;
- Faça atividades físicas em casa e lembre-se que a criança deve consumir algum alimento de acordo com sua dieta antes do exercício, para evitar hipoglicemia;
- Não deixe fazer o acompanhamento com o endocrinologista pediátrico.
Veja também: Diabetes tipo 1 e suas principais características.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos e familiares.