O azeite é um produto que vem sendo cada vez mais consumido pelas pessoas, como forma de substituir o óleo. Hoje, com o aumento crescente das pessoas que fazem dieta e com uma maior preocupação das pessoas com a saúde, alternativas de gorduras mais saudáveis têm sido cada vez mais aceitas, e o azeite é uma delas. Mas você sabia que é necessário observar alguns pontos antes de escolher o azeite no mercado?
É isso mesmo, não basta ir à prateleira e pegar qualquer azeite ali disponível, é necessário ficar atento a algumas questões. Você precisa saber disso antes de escolher azeite no mercado, veja aqui.
O azeite é muito utilizado para temperar as saladas, proporcionar um sabor especial aos pratos e é uma excelente fonte de gorduras boas, que são benéficas para a saúde do coração e auxiliam na redução do colesterol. Sendo assim, o azeite é um dos itens que não podem ficar de fora das dietas.
Se você está tentando perder peso, reduzir os níveis de colesterol ruim ou cuidar da saúde do coração, é preciso adicionar o azeite à sua lista de compras. No entanto, é necessário saber como escolher o melhor e mais saudável azeite no supermercado.
Você precisa saber disso antes de escolher azeite no mercado
Você sabe como escolher azeite no mercado? Afinal, alguns são extra virgens e você sabe o que isso significa? O azeite extra virgem tem acima de 0,8% da oliva presente no seu interior.
Por isso, é necessário observar isso, porque quanto menor for a acidez, maior será a quantidade de gorduras boas e a qualidade de nutrientes, além dos benefícios do produto. Mas para que você possa escolher um bom azeite na hora da compra é necessário conhecer bem quais são os tipos do produto e entender suas recomendações e características. Veja a seguir:
Como escolher um bom azeite no supermercado?
A primeira dica para te ajudar a escolhe rum bom azeite no momento da compra é escolher sempre o azeite extravirgem. Esse tipo de azeite conta com uma maior quantidade de nutrientes e possui menor acidez. É importante entender que quanto menor for a acidez do produto, maior será sua pureza e qualidade. Então, escolha o azeite que possua acidez de até 8%. Se isso não for possível, opte pelo azeite virgem.
Azeite puro
Outro ponto importante é a escolha do azeite puro, sem que se misture com outros óleos ou azeites. Para avaliar se o azeite é puro, é necessário observar o rótulo do produto. Avalie as informações do rótulo e veja se o azeite não foi misturado a outros óleos ou a algum azeite refinado. Se isso ocorreu, o óleo será denominado como óleo composto.
Vidros do fundo da prateleira
Outra observação importante é realizar a escolha de vidros de azeite que estão mais para o fundo da prateleira, pois essas embalagens estão armazenadas longe da iluminação, o que contribui para aumentar a qualidade do produto. Pois, quando o azeite fica exposto ao sol e à luz, as gorduras monoinsaturadas podem oxidar, fazendo com que as qualidades nutricionais se percam.