No Brasil, muitas pessoas gostam de adicionar acessórios em carros, seja por beleza ou funcionalidade. Porém, muitas pessoas acabam passando por apuros sem saber. Pois, alguns desses objetos são proibidos ou estão fora das especificações. Confira a seguir quais são os acessórios proibidos para carros.
Por causa disso, muita gente tem dor de cabeça ao receber uma multa de R$195,23 e ter cinco pontos a menos na carteira. Em alguns casos, o veículo pode ser recolhido até que haja a regularização.
Acessórios proibidos para carros: engate de reboque
Muitas pessoas já instalam o engate após comprar um veículo por acreditar que ele possa ajudar em caso de colisão traseira. Porém, nem todos os veículos possuem capacidade para comportar o acessório. Por exemplo, veículos de geração anterior ao Toyota Corolla. Dessa forma, está sujeito à multa e pode ainda perder a garantia de fábrica do automóvel.
Película G5
O Contran exige uma transparência mínima do vidro dos carros, com ou sem película. Assim, para o para brisa, a transparência deve ser de no mínimo 75% quando incolor. Caso seja colorido, deve ser de no mínimo 70%. Além disso, deve constar o percentual na película do vidro e deve começar pela letra G. Dessa maneira, o agente de trânsito pode verificar a regularização.
Por causa disso, as películas G5 são irregulares, pois permitem apenas 5% de transparência. Dessa forma, prejudica a visibilidade e aumenta-se o risco de acidentes. Além disso, as películas G5 são infração grave e podem levar o veículo para a retenção até que haja regularização.
TV
É comum que muitas pessoas instalem televisão no carro com um tocador de DVD. Porém, é necessário que esteja adequado e que o motorista não consiga olhar com o veículo em movimento. No entanto, esse acessório pode ser utilizado pelo condutor quando o carro estiver estacionado.
Para evitar a irregularidade, é comum que os veículos comercializados no Brasil com aparelhos originais, travem durante o movimento. O descumprimento é uma infração grave e pode levar o veículo à retenção.
Envelope
Envelopar o carro é uma alternativa para modificar a sua aparência. Porém, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é necessário que o veículo tenha atualização do documento. Pois, a cor alterada constitui infração grave e pode levar o veículo à retenção.
Dessa forma, para evitar que haja penalização, deve-se regularizar os documentos. Como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Último dos acessórios proibidos para carros: faróis de xenônio
O Contran proíbe a instalação de faróis de descarga de gás não originais desde 2011. Esses faróis costumam iluminar mais e ser mais potentes que os faróis clássicos. Porém, por causa disso, quando não utilizado corretamente pode ofuscar a visão dos demais condutores. Dessa forma, aumenta-se o risco de acidentes. Pois, os faróis que não são originais não possuem ajuste automático.
Isto é, não regulam o feixe de luz que emitem. Considera-se infração grave e pode haver retenção do veículo mesmo que haja sua regularização.