O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das principais despesas dos motoristas brasileiros. Por causa disso, também é uma das coisas que o consumidor deve considerar na hora de comprar o seu carro novo, seminovo ou usado. O imposto serve para a contribuição de despesas administrativas do estado e do município.
Assim, 40% do valor é destinado à administração do estado. Do mesmo modo, 40% das arrecadações estarão sob a responsabilidade do município. Por fim, os demais 20% vão para o Fundeb, ou seja, para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.
Quem não se prepara pode ter dor de cabeça na hora de pagar o tributo. Porém, quem realiza o pagamento do imposto à vista antes do vencimento pode ter grandes vantagens. Confira a seguir.
Desconto de 20% ao pagar o IPVA
Nota-se que os paulistas têm dado preferência ao pagamento do IPVA à vista em cota única. Principalmente, quando a forma de pagamento oferece mais desconto na hora de quitar o tributo. Essa relação foi demonstrada através de um levantamento feito por um aplicativo com mais de 10 milhões de clientes.
O estudo demonstra que na capital o ápice do pagamento ocorreu no dia 10 de janeiro. Isto é, na data do vencimento da cota única para os automóveis com a placa final em 1, ou seja, o prazo máximo para obter desconto através do pagamento antecipado do IPVA.
Além disso, em 2022, 65% dos motoristas no estado de São Paulo pagaram o IPVA à vista. Na época, o desconto foi de 9%, 53% maior que em 2021 que o desconto foi de 3%. Em todo o país, o desconto do IPVA chega a 20% para quem decide quitar o tributo em cota única.
Qual o desconto máximo?
As regras para o desconto do IPVA são relativas a cada federação e ao Distrito Federal. Assim, há diferença para o pagamento à vista, em parcelamento e a quantidade de parcelas para cada estado. Por exemplo, no estado de Alagoas, o valor do desconto é de 5% para quem pagar antes do dia 31 de janeiro. Por outro lado, para os motoristas do Amapá, o desconto chega a 20% para quem realizá-lo em cota única.
Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o desconto é de 3% e são os locais com menor taxa de desconto. Já em Santa Catarina, o desconto no IPVA não é possível, mesmo com a quitação à vista. Para consultar, pagar e ter acesso ao desconto, é necessário realizar o acesso ao site do DETRAN da federação.
Como é calculado o valor do IPVA?
O valor calculado depende de cada federação. Mas, no geral, utiliza-se o preço médio de mercado do automóvel para gerar o valor do tributo. Além disso, também existem automóveis que são isentos do imposto. Por exemplo, carros com mais de 15 anos de fabricação ou automóveis híbridos. Porém, vale lembrar que cada estado do país possui suas regras.
É possível simular o valor do IPVA através de sites na internet. Mas, para saber o valor real do imposto, basta acessar o site do DETRAN da federação desejada.