O prazo para atualizar o CadÚnico está encerrando nesta sexta-feira, dia 14 de outubro!!!! Atenção para não perder os benefícios. Pois todos os beneficiários que estão com o CadÚnico sem atualização há mais de 2 anos podem ter seus benefícios suspensos se não fizerem a atualização.
O que é o CadÚnico?
CadÚnico significa Cadastro Único, que é considerado a “porta de entrada” para qualquer benefício assistencial oferecido pelo governo federal. Assim, é possível cadastrar todas as pessoas de baixa renda nos programas assistenciais como por exemplo: Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), vale gás, entre tantos outros.
De acordo com dados do Ministério da Cidadania, são mais de 263 mil famílias que precisam fazer a atualização nesta semana. Mas atenção: fazer o cadastro no CadÚnico é o primeiro passo para classificar as famílias e verificar qual benefício a pessoa está habilitada para receber.
Quem não possui a inscrição, ou estiver com ela desatualizada, não possibilita fazer a avaliação e o benefício, se está sendo pago, deverá ser bloqueado para regularização.
Como fazer a atualização dos dados no CadÚnico?
Antes de tudo, quando o representante familiar faz a inscrição no CadÚnico, ele se responsabiliza em fazer atualização dos dados sempre que houver alterações nas informações oferecidas no momento. Estas alterações podem ser:
- Mudanças nos membros do grupo familiar: como morte, nascimento, separação, casamento, entre outros;
- Mudança de endereço: devendo informar o novo endereço;
- Mudança na renda familiar: informando os valores da nova renda, pela entrada ou saída de membros no mercado formal de trabalho;
- Ou se não houver nenhuma alteração, atualizar a cada 2 anos.
Assim, para atualizar o CadÚnico, o responsável familiar pode ir até o CRAS de sua cidade com os documentos necessários e realizar o processo. Ainda, o poder público pode convocar as famílias para fazer a atualização.
Se não houver nenhuma alteração do cadastro realizado, é possível fazer a atualização pelo aplicativo, através da confirmação das informações. Mas cuidado: Se houver qualquer alteração no cadastro, vá até o CRAS de sua cidade para atualizar os dados.
Quais os documentos necessários para fazer a atualização dos dados?
Os documentos são os mesmos apresentados para fazer a inscrição, ou seja:
- Responsável familiar: CPF ou Título de Eleitor;
- Membros do grupo familiar: preferencialmente o CPF, mas pode apresentar qualquer um desses outros documentos que serão aceitos: Certidão de nascimento ou casamento, RG, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.
No caso das famílias quilombolas ou indígenas, podem apresentar qualquer documento.
Quais são as datas limite para evitar o bloqueio e o cancelamento do Auxílio Brasil?
Para famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, a data para evitar o bloqueio, é 14 de outubro. Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, é dezembro de 2022.
Então, o que acontece se não fizer a atualização dos dados? Se a atualização dos dados não for feita, poderá ocorrer a suspensão dos benefícios, e em sequência o cancelamento. Mas se a situação não for regularizada, as famílias poderão ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023.