A maioria das pessoas consomem muito o tomate, mas como ele é um alimento fresco, é também perecível. Por esse motivo, costuma estragar muito rápido caso não aja o armazenamento em local correto. Por esse motivo, as pessoas costumam armazenar o tomate na geladeira. Mas se você guarda tomate na geladeira, pare agora! Entenda por que não se deve fazer isso.
Por mais que a geladeira seja o local ideal para conservar diversos tipos de alimentos, deixando-os frescos por um tempo maior. Entretanto, não se deve armazenar todos os tipos de vegetais dentro deste eletrodoméstico. Isso ocorre porque alguns vegetais possuem uma maior sensibilidade ao frio e, sendo assim, podem ser danificados ao ficarem expostos a temperaturas mais baixas. Em síntese, o ar refrigerado da geladeira pode alterar a textura, a qualidade de nutrientes e o sabor de alguns alimentos. Então, as receitas preparadas com o tomate podem sofrer prejuízo devido seu armazenamento na geladeira.
Entenda por que não se deve guardar tomate na geladeira
Em primeiro lugar é importante destacar que o tomate é uma fruta climatérica. Ou seja, mesmo depois da colheita, essa fruta prossegue com o seu processo de maturação. Sendo assim, quando se guarda o tomate na geladeira, ocorre a interrupção desse processo de amadurecimento natural, o que causa a alteração do seu sabor e textura. Então, o ideal é que você armazene seus tomates sob temperatura ambiente, em um lugar que seja arejado e fresco e que não tenha contato direto com a luz do sol.
Além disso, alguns legumes e frutas, como, por exemplo, abacates, cebolas, bananas, tomates e batatas, têm enzimas que auxiliam no processo de maturação e na quebra de açúcares. Porém, a exposição dessas enzimas ao frio, resulta em sua inibição. Sendo assim, colocar alimentos como abóboras, berinjelas e pimentões na geladeira, altera o processo de maturação desses alimentos.
Então, se você realizar uma comparação, colocando os alimentos in natura que não devem ser armazenados em locais com baixa temperatura fora da geladeira, irá perceber a diferença rapidamente. Você poderá notar que o tomate que você armazenou fora da geladeira terá uma qualidade maior, o que não ocorre, por exemplo, com as verduras que necessitam estar em ambiente refrigerado para ficarem vistosas por um tempo maior.
Como armazenar tomates em casa?
Ao armazenar seus tomates da forma correta, você auxilia na vida útil e na qualidade desse alimento. Então, o ideal é que o armazenamento do tomate seja em locais que contam com a temperatura ambiente. Porque, eles não se desenvolvem bem em locais muito frios. Além disso, é necessário colocar os tomates longe da incidência de luz solar direta, uma vez que a luz acelera a maturação do tomate e faz com que ele estrague mais rapidamente.
Coloque esse legume também em um ambiente que possua ventilação. Então, armazenar os tomates dentro de um saco plástico, por exemplo, não é ideal, pois acelera sua maturação. Coloque a área do caule dessa verdura para cima, e armazene o tomate longe de outras frutas ou verduras.