A dopamina é um neurotransmissor do corpo que, quando liberado, causa sensação de prazer, de felicidade. Contudo, ela deixa de ser saudável quando sua liberação está desregulada no corpo. Dessa forma, ela causa dependência dos fatores que a desencadeiam. E, uma das coisas que gera a produção de dopamina, é mexer no celular! Uma coisa que todo mundo faz, e na qual muitas pessoas são viciadas, mas não sabem!
4 bons motivos para você se afastar das redes sociais
Outra coisa que causa uma produção enorme de dopamina é fumar. Por isso as pessoas não conseguem se livrar tão fácil do cigarro. E, por fim, mas não menos importante, a ingestão de gordura com açúcar. Por isso nós gostamos tanto de comer besteiras! A sensação da dopamina sendo liberada no nosso corpo é gostosa e viciante!
Como funciona o vício no celular
O vício em dopamina é ocasionado pela expectativa de acontecer algo. Quando você abre o Instagram, por exemplo, você rola a tela até lá embaixo, para ver as novidades. Quando elas acabam, você volta lá em cima e atualiza de novo. O seu cérebro pede por novas informações a cada segundo e, quando as recebe, ele quer mais.
Ou seja, você nunca estará satisfeito, porque o que mantém a dopamina em alta é a sensação de esperar que algo interessante apareça na tela. E sempre será mais interessante da próxima vez. A próxima foto será mais bonita. Somos bombardeados com milhares de informações, e ainda queremos mais!
O vício começa quando você precisa disso para ser feliz. Você nem percebe, mas não consegue passar mais do que poucos minutos longe do seu celular. A espera pelas notificações é constante. Mesmo quando ele não apita, indicando que você recebeu alguma notificação, você abre e olha várias vezes, na expectativa. E na maioria das vezes, quando isso acontece, você não está nem esperando por uma ligação ou mensagem importante!
Outros tipos de vícios em dopamina, além do celular
Quando uma pessoa fuma, o seu corpo produz mais dopamina, deixando-a feliz e fazendo com que ela sinta prazer. Por isso, o fumante tem dificuldades de abandonar o cigarro. Ele precisa daquela dopamina para ser feliz. E sempre precisa de mais.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
Quando uma pessoa ingere comidas consideradas não saudáveis, ricas em carboidratos e açúcares, ela também está recebendo dopamina com essa ingestão. Por isso as pessoas tendem a preferir se alimentar dessa forma: o prazer momentâneo. E por isso, muitas pessoas comem bastante e sem parar, especialmente quando estão ansiosas!
Como se libertar do vício
Primeiramente, descubra a fonte de dopamina na sua vida. É o celular? É a comida? Talvez, um jogo de vídeo game, do qual você não consegue mais sair? Depois de definir isso, restrinja a fonte de dopamina na sua vida. Marque um tempo, por exemplo, para mexer no celular diariamente, e se esforce para cumpri-lo.
Isso te forçará a buscar outras fontes de dopamina na sua vida, que podem ser saudáveis. Por exemplo, a realização de atividades físicas. Outro exemplo é a realização de alguma tarefa que você abandonou, em troca da dopamina rápida, como a realização de algum hobby, por exemplo.
Ou seja, sempre que você pensar em recorrer à sua fonte rápida de dopamina, lembre-se de outras coisas que te dão prazer e faça-as no lugar. Não é fácil, mas valerá a pena. Você se sentirá mais útil e jogando menos tempo fora, o que te incentivará a continuar nesse caminho.
Leitura: veja porque você deve fazer dela um hábito diário