A surdez afeta milhares de pessoas e, se você foi diagnosticado com perda auditiva ou conhece alguém que sofre com esse problema, é natural querer saber mais sobre o assunto. Mas quais são os tipos de surdez?
Existem diferentes tipos e graus de surdez (leve, moderada e profunda) e, com isso, os diferentes tipos de comunicação. Por exemplo, nem todo surdo é mudo e nem todo surdo tem a língua brasileira de sinais (LIBRAS) como a principal forma de comunicação. Veja só:
Tipos de surdez
- Surdez congênita: é quando o paciente adquire a deficiência ao nascer ou ainda na gestação. Isso pode acontecer por uma série de motivos, como medicamentos tomados pela gestante, doenças como sífilis e toxoplasmose, hereditariedade, a criança nascer antes ou depois do tempo, infecções hospitalares ou a falta de oxigenação.⠀
- Neuro-sensorial: há uma lesão das células nervosas e sensoriais responsáveis por levar o som até cóclea e o cérebro. As doenças que atingem a cóclea e o nervo auditivo raramente têm tratamento. Alguns remédios também podem causar surdez (ototoxidade) através da automedicação, que deve ser evitada.⠀
- Surdez por condução: quando algo está impedindo a passagem do som da orelha externa até a orelha interna. Pode ocorrer devido ao acumulo de cera, rompimento do tímpano, ou introdução de algum objeto no ouvido. A resolução pode ser através de medicamentos ou cirurgia.⠀
Níveis de surdez
- Profunda: Vibrações corporais, não pode ouvir a fala em nível normal.
- Severa: A pessoa só pode detectar sons entre 40 e 69 dB. Seguir uma conversa usando apenas a audição é muito difícil sem usar o aparelho auditivo.
- Surdez Severa ou Deficiência Auditiva: a pessoa só ouve sons acima de 70 a 80 dB.
- Moderada: Ter dificuldade de entender um nome próprio, um número ou uma sigla e tudo que não é algo comum do dia a dia. É ouvinte pelo contexto e adivinhar aquelas palavras não compreendidas, com ajuda dos sons e leitura labial.
Por fim, você faz algum exame pra avaliar sua audição? Saiba que perda auditiva pode ser sinal de doenças. Então, veja mais aqui.