O gato angorá chama atenção por sua beleza, inteligência e personalidade, sempre demonstrando doçura e tranquilidade. A princípio, são enérgicos, adoram brincar, inclusive com crianças. Ideais para serem criados em casa.
Características
De origem turca, o gato angorá é lembrado pelo focinho longo e bem marcado. Podem chegar aos seis quilos e suas orelhas grandes e pontiagudas permitem uma ótima audição. Geralmente, possui pelos longos e olhos claros, que podem ser de cores diferentes. É uma raça natural, das mais antigas que se conhece.
A cabeça mediana e de formato triangular, com o nariz “achatado” são características dessa raça. Eles têm as orelhas grandes e pontiagudas. Os olhos são elegantes, geralmente de cor âmbar ou azuis. O gato angorá branco puro é o predominante, mas outras tonalidades estão presentes na raça: pretos, azuis, chocolate, lilás, vermelhos, smoke. Embora tenham pelos longos, não possuem subpelos, por isso não sofrem tanto com possíveis nós.
Comportamento do gato angorá
Por sua personalidade dócil e brincalhona, é a raça que mais se identifica com as crianças. São belos, majestosos e peludos. Antigamente dizia-se que eles levavam sorte aos seus tutores e, por isso, eram muito desejados por comerciantes.
Há quem diga que o angorá é o mais inteligente dos gatos, mas certeza mesmo é que são amorosos e adoram um carinho de seus tutores, por quem nutrem uma verdadeira paixão. São caseiros e ótimos para viver em apartamentos ou em espaços pequenos.
Quando filhotes são muito ativos, espertos e curiosos, podendo aprender muitas coisas com seus tutores. Mas, quando crescem, ficam um pouquinho preguiçosos – o que significa que precisam de estímulos para a atividade física. Se depender deles, passam o dia deitados em um canto, quentinhos.
Enfim, os gatos angorás representam o máximo da elegância felina. Coloque essa fofura para se mexer, gastar energia e se divertir. Sua casa e sua vida viram uma alegria só!
Por fim, veja aqui mitos e verdades sobre gatos.