O Governo Federal anunciou, oficialmente, o programa que destinará passagens aéreas por apenas R$ 200 para milhões de brasileiros. A medida faz parte de um pacote de incentivos do governo para estimular a economia e o turismo. O Voa Brasil, nome do programa, já tem data definida para começar e deve lotar os aeroportos do país.
Isso porque o preço da passagem aérea vem aumentando bastante ao longo dos meses. Com o apoio do governo, o Voa Brasil deve oferecer 1,5 milhão de passagens por mês.
Como funcionará o Voa Brasil?
Durante um evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, deu os primeiros detalhes sobre o Voa Brasil, programa que destinará passagens aéreas mais baratas para algumas pessoas durante o ano. Segundo o ministro, o programa tem a capacidade de oferecer 1,5 milhão de passagens por ano.
Dessa forma, o programa deve atingir a capacidade máxima em até um ano. Segundo França, o incentivo ao programa será gradual para que os aeroportos possam se preparar para a alta demanda.
Apesar disso, o Voa Brasil não será ilimitado. Isso porque o governo destinará apenas 4 passagens por ano por cada beneficiário. Vale lembrar que cada passagem representa um trecho. Isso quer dizer que voos com escala terão o uso de mais de uma passagem. O ministro também afirmou que “é bem possível que a gente tenha uma grande procura de passagens. Isso vai permitir que os voos saiam lotados.”
Ainda, é preciso relembrar que o programa não contará com aplicação de recursos públicos, dado que as passagens devem ser distribuídas apenas em períodos de ociosidade, como março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro. Além disso, o beneficiário precisará escolher entre os trechos disponíveis, dado que não será qualquer voo que terá a permissão para o uso do Voa Brasil. Por fim, o beneficiário não pode ter viajado nos últimos 12 meses para ter direito à passagem.
Quando começa?
Apesar da excelente notícia, o ministro não deu detalhes de quando as operações do Voa Brasil começarão. Por isso, especialistas dizem que ainda é preciso aguardar mais detalhes. Contudo, os bastidores de Brasília afirmam que o incentivo deve começar já em agosto.
Porém, no início do programa, apenas aposentados terão direito às passagens. Posteriormente, o benefício se destinará a outros grupos, de forma gradual. Dessa forma, diversas pessoas poderão viajar para todos os destinos do país, dado que o ministro também confirmou a participação da Azul, da Gol e da Latam no programa.
A ideia do Voa Brasil é beneficiar quem não tem o costume de viajar. Além disso, a medida deve fomentar o turismo nacional, principalmente para os principais pontos turísticos do país.