O Programa Voa Brasil, vai disponibilizar a venda de passagens aéreas por R$ 200 para pessoas de baixa e média renda. No entanto, pode incluir um grupo inesperado até então: os estudantes do Prouni (Programa Universidade Para Todos).
A saber, a informação foi liberada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que assumiu a pasta no último dia 13. A saber, ele substituiu Márcio França, que anunciou, em março, a criação do programa.
Para quem não acompanhou, França foi remanejado para comandar outro ministério, o da Micro e Pequena Empresa, criado neste mês para acomodar as trocas de ministros feitas pelo governo federal.
Governo vai liberar CNH GRÁTIS para estes brasileiros
Programa Voa Brasil
Antes de tudo, cabe explicar que o Voa Brasil é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério do Turismo, que tem Celso Sabino como titular, e atende a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em resumo, por meio do programa, o governo estabelece parcerias com companhias aéreas e fica responsável pelo gerenciamento das passagens não vendidas em voos domésticos, principalmente nos períodos fora da alta temporada.
Então, inicialmente, a ideia era apresentar uma primeira fase, contemplando os aposentados e pensionistas.
No entanto, com a troca de comando do Ministério, houve um atraso para a sua implementação. Assim, a previsão de lançamento para o começo do segundo semestre de 2023, já passou para o final do ano.
“Estamos vendo se é possível acrescentar alunos do Prouni, que muitas vezes querem fazer um concurso público em outros estados e não têm como pagar”, falou Costa Filho. Contudo, a nova proposta ainda não chegou à Casa Civil.
Confira também: SAIU AGORA! Governo marca data para levar internet para todas as escolas públicas
Bolsas
Para quem não está familiarizado, o Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Ainda mais, além da inclusão de estudantes, o ministro contou que também está sendo estudada a possibilidade de criar “um Voa Brasil internacional”, focado em alunos de escolas públicas que podem estudar no exterior com bolsas.
“Estamos trabalhando isso também com as companhias”, sinalizou.
“O aluno de escola pública que quer fazer um curso em Cambridge, em Harvard, não tem condições de fazer. Essa pode ser uma proposta que venha a surgir nesse programa. Estamos trabalhando com as companhias aéreas para fazer um belo programa”, disse Silvio Costa Filho.
Cabe ressaltar que a ideia inicial do projeto era permitir a liberação da passagem de R$ 200 apenas para as viagens internas.
Veja ainda: Governo acaba de anunciar EXCELENTE NOTÍCIA para os inscritos do Cadastro Único