A Vivara alcançou uma marca expressiva no segundo trimestre deste ano. A saber, a empresa brasileira de produção de joias registrou um lucro líquido de R$ 81 milhões entre abril e junho. Dessa forma, a empresa reverter o prejuízo de R$ 1,7 milhão registrado no mesmo período de 2020.
Além disso, a receita líquida da empresa disparou 165% em relação aos três primeiros meses deste ano, para R$ 246 milhões. Já as vendas nas mesmas lojas tiveram alta de 13,8% em relação ao mesmo período de 2019, quando não havia pandemia da Covid-19.
Vale ressaltar que diversos balanços trimestral fazem essa comparação com o ano de 2019. Em resumo, a pandemia afetou fortemente a atividade econômica de todo o planeta. Por isso, para que os dados representem mais fielmente a realidade, essa comparação vem sendo feita.
Ao mesmo tempo, a receita líquida saltou 160,4% em relação ao segundo trimestre de 2020. Aliás, o indicador Vivara reporta os resultados ao analisar as vendas realizadas por comércio eletrônico e pelas unidades físicas da companhia no país.
Neste ano, o Brasil enfrentou uma segunda onda da Covid-19, que acabou fechando algumas lojas da Vivara no início de abril. No mês, as vendas caíram 8%, mas todas as lojas já estava reabertas no final de abril. Em contrapartida, maio trouxe um recorde histórico de vendas para a empresa com o Dia das Mães, cuja receita disparou 19,4% em relação ao mesmo período de 2019. E, em junho, a receita cresceu ainda mais (+38,1%) com o Dia dos Namorados.
Veja mais dados da Vivara no trimestre
De acordo com a Vivara, as vendas digitais responderam por 17,3% da receita registrada entre abril e junho deste ano. A saber, no mesmo período de 2020, as vendas digitais foram responsáveis por 63,9%. Isso mostra o crescimento da ida dos consumidores às lojas físicas neste ano, principalmente por causa do abrandamento das medidas restritivas contra o avanço da Covid-19.
A Vivara também informou que a categoria de joias respondeu por 57,3% das vendas em lojas físicas. Enquanto isso, o segmento de prata Life concentrou 28,6% das vendas no período. Ao incluir as vendas digitais, as joias responderam por 49,9% e a Life por 32,9%.
Já o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado atingiu R$ 88,6 milhões. Assim, reverteu o resultado negativo de R$ 421 mil registrado no segundo trimestre de 2020. Com isso, a margem Ebitda ajustada ficou em 24,5%, avanço de 4,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mesmo período de 2019 e de 24,8 p.p. em 12 meses.
Por fim, o nível de alavancagem da Klabin ficou positivo em 1,3 vez no segundo trimestre devido a um melhor desempenho operacional. Em suma, quando a alavancagem está em nível elevado, significa que a empresa está em risco financeiro, pois o indicador representa o capital de terceiros na estrutura de capital da empresa.
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