Atualmente, os motoristas do Brasil comemoram as boas notícias em relação a gasolina. Segundo o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os principais combustíveis do Brasil ficaram mais baratos desde a semana passada.
Resumindo, o preço do combustível caiu 0,54%, isso corresponde apenas três centavos por litro, passando de R$ 5,57 para R$ 5,54. Porém, mesmo assim, alguns estados comercializaram o litro da gasolina a valores acima de R$6,00. Isso quer dizer que, embora levemente, qualquer recuo no preço do combustível é positivo para os motoristas.
Do mesmo modo, o etanol hidratado fechou a semana com uma queda de 0,51%. Nesse caso, o preço médio do litro caiu para R$ 3,92 no Brasil. Entretanto, alguns estados apresentaram valores que ultrapassaram R$4,80.
Com essas variações, muitos condutores ficam se perguntando qual dos dois combustíveis oferece um melhor custo-benefício. Nesse sentido, é possível dizer que abastecer o tanque de combustível dos veículos nem sempre é uma tarefa simples.
Por outro lado, o etanol não proporciona um desempenho tão bom quanto a gasolina. Por esse motivo, o preço mais alto do combustível fóssil, em relação ao etanol acaba sendo justificado. É importante dizer que existe um cálculo bem simples onde os motoristas podem fazer para entender qual dos dois é mais vantajoso.
Aliás, os dados fazem parte do levantamento da ANP, que é divulgado toda semana. Em suma, a entidade pesquisa os preços dos combustíveis em mais de 5 mil postos do Brasil e divulga o valor médio da gasolina, do etanol hidratado e também do óleo diesel.
Gasolina possui o melhor custo-benefício
Primeiramente, o preço médio do etanol correspondeu a 70,7% do valor da gasolina na semana anterior. No entanto, a taxa precisaria ser ainda menor para que o biocombustível fosse mais vantajoso que a gasolina no país.
Resumidamente, o combustível fóssil foi mais vantajoso que o etanol quando considerada a média nacional. Por outro lado, na análise dos preços comercializados nas 27 unidades federativas (UFs), a gasolina não foi unânime, conferindo mais vantagem para os condutores.
Vale destacar que isso só não aconteceu por causa de dois estados, que comercializaram o etanol com um melhor custo-benefício que a gasolina. Apesar desse resultado parecer péssimo para o biocombustível, isso na verdade, reflete uma melhora, pois, no início deste ano todas as 27 UFs vendiam a gasolina a preços melhores.
Diante de tudo isso, o alerta vai para os condutores que gostam de abastecer o veículo com o etanol hidratado. Por hora, é bom deixar o biocombustível de lado caso desejem um melhor custo-benefício.
Para esclarecer, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do etanol nas bombas. Assim, se o resultado da equação superar essa marca, os condutores devem optar pela gasolina, visto que ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
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Etanol x Gasolina
A saber, na semana anterior, 25 das 27 UFs tiveram taxas superiores a 70%. Sendo assim, a gasolina foi mais vantajosa que o etanol em praticamente todo o território brasileiro, com as únicas exceções no Mato Grosso e Amazonas.
No entanto, no estado do Centro-Oeste, o preço médio do etanol foi de R$ 3,62, já a gasolina custou R$ 5,44. Dessa forma, os valores médios foram de R$ 4,40 e R$ 6,56, respectivamente, ou seja, o biocombustível foi mais vantajoso que a gasolina para os motoristas destes estados.
Confira abaixo os menores percentuais da gasolina/etanol entre as UFs do país.
- Estado do Mato Grosso: 66,5%
- Estado do Amazonas: 67,1%
- Estado de São Paulo: 71,0%
- No Distrito Federal: 71,6%
- Em Minas Gerais: 72,3%
- No Paraná: 72,4%
- Em Goiás: 73,5%
- No estado do Alagoas: 73,8%
- No Acre: 74,2%
Faça o cálculo e veja qual combustível é mais vantajoso
Os motoristas precisam realizar um cálculo para saber se a gasolina é mais vantajosa que o etanol ou vice-versa. Em suma, o cálculo é referente à conhecida relação dos 70%, que sempre deve ser levada em consideração pelos motoristas.
Além disso, os especialistas explicam que 1 litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina. Pelo menos em termos de conteúdo energético, ou seja, o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para que possa ter um melhor custo-benefício para os motoristas.
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