Para melhorar o atendimento da população e facilitar o acesso aos programas sociais, a prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou na última sexta-feira (22), uma nova Central de Atendimento do Cadastro Único e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zózimo Barroso do Amaral, no bairro de Madureira, zona norte da capital fluminense.
A saber, o espaço contou com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do Procad/SUAS, que destinou R$ 4,4 milhões ao município para essa e outras ações.
Nova unidade do Cadastro Único
Vale destacar que a unidade, que integra a central e o CRAS, vai contar com mais tecnologia e servidores contratados pela prefeitura para realizar atividades de recepção, atualizações e inclusões cadastrais, além de consulta de situação do Bolsa Família para os beneficiários.
Dessa forma, a expectativa é atender uma média de 80 pessoas por dia e mais de mil por mês.
O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, participou da solenidade de inauguração e afirmou que a unidade vai garantir mais conforto e agilidade no atendimento aos beneficiários.
“A atualização cadastral é uma prioridade do governo Lula. Isso faz com que aquelas pessoas que mais precisam possam ser incorporadas às políticas públicas do nosso país, em especial no Programa Bolsa Família”, destacou.
“A central do Cadastro Único confere maior agilidade, conforto e qualidade no atendimento para aqueles que vem atualizar seu registro. Agora, os trabalhadores e trabalhadoras do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] e do CRAS vão poder fortalecer ainda mais os vínculos na atenção às famílias”, prosseguiu André Quintão.
Leia também: VITÓRIA! Novas entregas do Minha Casa Minha Vida estão confirmadas; veja onde
Integração
A diretora de gestão do Cadastro Único do MDS, Ieda de Castro, ressaltou a importância da integração do atendimento.
“O prédio em si já está apontando para uma integração entre a coleta da informação das vulnerabilidades e o atendimento. Isto é muito importante, porque ao fazer o cadastro a pessoa já encontra o serviço adequado no mesmo lugar. Queremos estimular essa ideia e o Rio está saindo na frente”, disse.
Em resumo, a unidade vai permitir o agendamento de serviços para os 17 bairros que fazem parte da Coordenação de Assistência Social que atende a região.
Ainda mais, o espaço conta com rede de internet, acessibilidade, comodidade e melhorias na estrutura física.
Confira ainda: Vale Gás de R$ 109: Saiba quem vai receber pelo Caixa Tem nesta semana
Procad-SUAS
Desde o início do ano, o Governo Federal tem tomado uma série de medidas para a reestruturação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Inicialmente foi retomada a articulação federativa, com a pactuação com estados e municípios para as ações de assistência social, recriação e fortalecimento de espaços de deliberação, e retomada do financiamento regular do SUAS.
Além disso, houve a criação do Programa Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (Procad-SUAS) na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
O Procad-SUAS, retomou ações de capacitação de municípios e estados para a gestão do Cadastro Único, que é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e também um mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e em todas as esferas da federação que visam promover a inclusão social.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MDS
Veja também: CONFIRMADO! Bolsa Família tem 5 NOVOS PAGAMENTOS na semana; veja quem recebe