Em todo o Brasil, milhares de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) já foram beneficiadas com a troca dos equipamentos antigos pelo kit com a parabólica digital.
Cabe explicar que a substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado.
A saber, o modelo antigo sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência.
Parabólica digital para inscritos do CadÚnico
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reitera a importância de fazer essa substituição:
“A troca pela parabólica digital garante mais qualidade de som e imagem e permite que as famílias do CadÚnico continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade”, resumiu.
Confira também: Bolsa Família: Investimento em crianças, adolescentes e gestantes IMPRESSIONA
O que é preciso para solicitar?
Para obter o equipamento gratuitamente é necessário estar inscrito no Cadastro Único e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
Ainda mais, o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital estão disponíveis para mais 1.812 municípios.
De acordo com a Anatel, essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.
Sou do CadÚnico, para onde devo ligar?
Por fim, cabe ressaltar que o pedido da nova parabólica digital deve ser feito pelo portal Siga Antenado, através deste site ou então pelo telefone 0800 729 2404.
Em resumo, o kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.
Além disso, a instalação é feita por técnicos do Siga Antenado que vão até a residência dos beneficiários no dia agendado.
Diante desse cenário, é preciso mencionar que a Siga Antenado não comercializa nenhum tipo de produto ou serviço.
Os equipamentos são fabricados, distribuídos e vendidos por diversas empresas em todo o Brasil. Então, se você não tem direito ao kit gratuito e precisa trocar seus equipamentos, a recomendação é que procure por instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, que atua em sua cidade ou em seu bairro. Eles providenciarão os equipamentos e farão a instalação em sua casa.
Fonte: Ministério das Comunicações
Leia também: Beneficiários do Bolsa Família terão DÍVIDA do Minha Casa Minha Vida PERDOADA? Veja!
A necessidade de ser conectado se faz necessário para todo mundo, inclusive os menos favorecidos!!