A ampliação do Farmácia Popular inclui uma medida inédita: os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no programa, incluindo tratamentos para hipertensão, diabete e asma.
De acordo com o Poder Público, aqueles que recebem o Bolsa Família não precisam realizar um novo cadastro. Isso porque o CPF vinculado ao benefício já estará disponível no sistema das farmácias.
Os demais que desejem retirar medicamentos gratuitos devem ir a um estabelecimento parceiro, os quais geralmente possuem um símbolo da Farmácia Popular na entrada. Então, devem apresentar um documento oficial com foto e com CPF, além da receita médica.
Em resumo, a expectativa é que 55 milhões de cadastrados sejam atendidos.
Além disso, o governo federal sinalizou a retomada do projeto com a expansão da oferta de remédios e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.
Governo anuncia NOVAS ENTREGAS do Minha Casa Minha Vida; acompanhe
Mudanças para o Farmácia Popular
Entre as mudanças está a disponibilização gratuita de medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose e de contraceptivos, que anteriormente eram ofertados com preços mais baixos.
Ainda mais, o Ministério da Saúde anunciou que vai facilitar o acesso ao programa Farmácia Popular para a população indígena aldeada.
Desse modo, para evitar o deslocamento, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados. Desse modo, não haverá a necessidade de ter um CPF para ser atendido.
Leia ainda: FIM DAS DÍVIDAS: Governo lança programa para beneficiar 70 milhões de brasileiros
Novos credenciamentos
Diante das novas iniciativas, o Ministério da Saúde amplia as farmácias vinculadas ao programa. Assim, ao todo 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste, segundo a pasta.
Com as novas habilitações que serão abertas, o ministério estima que até o final de 2023 o Farmácia Popular passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.
Confira ainda: Vale Gás será MENOR em junho? Veja o que se sabe até agora
Entenda o Programa
Por fim, para quem não está familiarizado, cabe mencionar que o Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 como uma ação complementar de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com isso, o programa também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas.
Ao todo, a iniciativa contempla o tratamento para 11 doenças.
Veja também: Calendário Bolsa Família 2023: Pagamento de junho começa em POUCOS DIAS; veja o valor