Com o adiantamento do início do programa Desenrola Brasil, bancos passaram a divulgar propostas para renegociação com quem tiver interesse em se livrar das dívidas. Assim, o Programa que o governo criou para facilitar a renegociação de débitos dos brasileiros que se encontram com o nome negativado tem sua largada.
O programa vem despertando o interesse tanto de credores quanto de devedores, pois promete limpar o nome de muitos brasileiros que se encontram sem acesso ao mercado de crédito. Desse modo, essas pessoas voltarão a ter a possibilidade de fechar negócios e contratos, movimentando a economia.
Quer saber mais informações sobre o programa Desenrola Brasil e sobre esses bancos que estão aderindo ao programa e divulgando suas propostas? Continue a leitura desse texto até o final!
Sobre o programa Desenrola Brasil
A criação desse programa aconteceu neste ano (2023) através de uma medida provisória. Assim, através dele o governo pretende possibilitar aos brasileiros que se encontram com o nome em órgãos de proteção de crédito a regularização da situação. Desse modo, desfrutarão dos benefícios da medida, todo brasileiro que estiver com registro nos cadastros de inadimplentes de órgãos como:
- SPC;
- SERASA;
- SCPC.
Com uma classificação em duas faixas de inadimplentes, o programa pretende abranger dívidas de diversos valores e também cidadãos com renda diversificada.
A princípio, serão atendidos indivíduos com dívidas financeiras e que poderão negociar diretamente com os bancos. Esses cidadãos pertencem a faixa 2, de acordo com os critérios do programa, sendo composto por pessoas com renda de até R$ 20 mil.
Já os inadimplentes da faixa 1 terão a oportunidade de renegociação provavelmente a partir de setembro, podendo ser dividas financeiras e não financeiras com valor de até R$ 5 mil.
Sobre a faixa 2 do Desenrola Brasil
De acordo com informações do governo, na faixa 2 as instituições financeiras irão renegociar as dívidas diretamente com o devedor. Assim, as dívidas serão aquelas pertencentes aos próprios bancos. Seguindo dessa forma os critérios de cada instituição.
Entretanto existirão algumas modalidades de dívidas que não poderão ser renegociadas, a exemplo de créditos rurais, débitos com garantia da união, entre outros.
Vale lembrar que essa renegociação não significa que as instituições vão perdoar as dívidas, os débitos continuarão a existir.
Principais bancos participantes do programas e suas propostas
As principais redes bancárias do país já aderiram ao programa, e já começaram a divulgar regras para renegociação. Entre esses bancos estão:
- O BB que já colocou à disposição dos clientes seus diversos canais de acesso e prometeu condições diferenciadas;
- A CEF, que ofereceu a opção de renegociação pelo seu principal aplicativo o caixa tem que já está com opção Desenrola Brasil;
- O Santander, que prometeu opções de negociação sem entrada e descontos substanciais;
- O Bradesco, que também prometeu colocar a disposição seus canais de comunicação;
- O Itaú, que garantiu que seus descontos serão atraentes com redução em taxas de juros;
- O Inter, que está oferecendo descontos bem significativos.
Além dessas propostas, esses bancos já anunciaram outras medidas que possibilitam aos clientes uma chance de renegociar suas dívidas com várias facilidades.
Agora que você já sabe que os maiores bancos do país estão participando do Desenrola Brasil, é hora de aproveitar a oportunidade para se livrar das dívidas! Comente conosco sua opinião sobre esse programa.