Novidade para o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A saber, a Agência da Previdência Social de Espera Feliz (MG) foi reaberta nesta segunda-feira (10).
Cabe mencionar que a unidade estava fechada desde janeiro de 2020 por conta de uma enchente que afetou o prédio da unidade. A localidade passou por uma reforma, permitindo assim o retorno do atendimento.
Além da cidade de Espera Feliz, a zona de abrangência da agência é formada pelos municípios Alto Caparaó, Caiana e Caparaó.
Juntas, as cidades têm 40.249 habitantes, que serão beneficiados com a reabertura da unidade.
“Acreditamos que a retomada do atendimento da Agência de Espera Feliz terá um grande impacto na vida dessas pessoas, já que é responsável por diversos serviços e benefícios relacionados à seguridade social, promovendo agilidade, comodidade, eficiência, economicidade e qualidade, facilitando o atendimento aos segurados que mais necessitam”, destacou Ricardo Fernando de Oliveira, chefe de Serviço de Gerenciamento de Relacionamento com o Cidadão da Gerência Executiva do INSS Juiz de Fora, à qual está vinculada a unidade.
Atendimento INSS
Na unidade em questão, os moradores da região de Espera Feliz poderão tirar dúvidas, entregar documentos e solicitar serviços e benefícios do INSS.
Além disso, é importante destacar que o segurado também pode ter acesso aos serviços do INSS de forma remota, utilizando os canais de atendimento ‘Meu INSS’, disponível para aplicativo de celular e site, e a Central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
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Ministro sinaliza meta de prazo de 45 dias
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, apresentou o Portal da Transparência Previdenciária na semana passada, durante coletiva de imprensa que ocorreu no auditório da sede do INSS, em Brasília (DF).
O objetivo do novo projeto é dar ampla transparência aos dados e números gerenciais do INSS e da perícia médica federal, garantindo que toda a sociedade possa acompanhar o resultado do trabalho que tanto o ministério quanto o INSS vêm desenvolvendo com o objetivo de acelerar a análise de benefícios e reduzir filas.
Então, na ocasião, além de apresentar os números atuais do estoque de benefícios em análise no INSS e também da fila de perícia, Lupi também destacou o compromisso dos servidores do instituto e dos peritos que colaboraram, sem ganhos extras, nos mutirões de avaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) que vêm ocorrendo aos finais de semana em várias regiões do país.
“É o trabalho desses profissionais dedicados que permite que o INSS consiga, aos poucos, criar condições para alcançar nossa meta de 45 dias. Sabemos que os números ainda não estão bons, mas já melhoraram bastante. E vamos melhorar mais. A meta é chegar em dezembro a 45 dias e estamos trabalhando fortemente em parcerias com a Dataprev e outros ministérios para ampliar a automação, evitando assim o retrabalho na análise de documentos e, consequentemente, acelerando a análise dos pedidos de benefício. Em 2024 veremos um novo INSS a serviço da população”, explicou.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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