Se você quer saber se vitiligo tem tratamento, então está no lugar certo, pois hoje nós passaremos todas as informações que você precisa saber sobre essa doença.
O vitiligo não é uma doença grave, no entanto, muitas pessoas que sofrem desse mal, também sofrem com o preconceito, por se tratar de uma doença que afeta a coloração da pele.
Pensando nisso, nós separamos as principais informações e algumas dicas de tratamento para o vitiligo, para que você conheça melhor essa doença e saiba como tratá-la.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, então não deixe de ler até o final, para descobrir tudo o que precisa saber sobre o vitiligo.
O que é vitiligo?
O vitiligo é uma doença autoimune. Ou seja, uma doença onde o sistema imunológico ataca o próprio corpo, conhecida por deixar a pele com manchas brancas.
Apesar de não ser grave, nem contagiosa, essa doença, que acomete 1% da população mundial e 0,5% dos brasileiros, ainda pode causar muito preconceito entre as pessoas que não a conhecem direito. Por isso, foi criado o Dia Mundial do Vitiligo. Que é celebrado no dia 25 de junho, para que as pessoas possam ter mais conhecimento e informações sobre esse assunto.
Quais são os sintomas do vitiligo?
O primeiro e único sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas brancas espalhadas pelo corpo todo.
A grande maioria não sente nada, além disso, no entanto, existem alguns casos em que os pacientes relataram que as áreas do corpo, que estão com manchas, são mais sensíveis do que o restante da pele.
Mas, as piores marcas que essas pessoas alegam sofrer, são as marcas psicológicas deixadas pelo preconceito e discriminação.
Quais são as causas do vitiligo?
As causas do vitiligo ainda são desconhecidas. Mas, o que se sabe até o momento, é que as defesas do corpo atacam e destroem as células responsáveis pela produção de melanina do corpo, os chamados melanócitos.
São essas células que pigmentam e dão cor à nossa pele, por isso, algumas partes do corpo das pessoas que sofrem de vitiligo ficam brancas. Porque perdem a capacidade de tonalização.
Outro fator que está em estudos e também pode ser uma causa para o desenvolvimento do vitiligo, é o estresse.
Quais os tratamentos do vitiligo?
Como todos sabemos, o vitiligo não tem cura. No entanto, pode controlar com o tratamento correto.
As pessoas que sofrem de vitiligo precisam de acompanhamento médico constante, e também precisam de ajuda psicológica.
Os tratamentos para esta doença é basicamente com medicamentos com corticoides, que, dependendo do paciente, podem ser sistêmicos ou tópicos; fototerapia, psoralenicos e imunomoduladores.
Além disso, algumas clínicas mais evoluídas ainda podem oferecer um transplante de melanócitos.
Mas, também é possível amenizar os sintomas tomando alguns cuidados básicos no dia a dia. Como controlar o estresse, evitar roupas que causam um atrito muito grande na pele e se proteger do sol. Com chapéus, óculos de sol e filtros solares.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o vitiligo, os sintomas e os tratamentos. É só ficar de olho e procurar um médico todas às vezes que julgar necessário!