Sempre que tem um bebê novo na família ou de alguém que gostamos muito, a vontade é de ir vê-lo, assim que recebemos a notícia do nascimento. Contudo, visitar um recém-nascido pode ser uma tarefa social complicada.
A complicação se dá, porque visitar um recém-nascido é visto como um ato de afeto com os pais e, também, com o bebê. Entretanto, existe uma linha tênue entre ser demonstrar esse afeto e ser um incômodo para os pais. Assim, te daremos algumas dicas de como tornar a visita um momento agradável.
Aprenda como dar banho no bebê recém-nascido
Confira mais dicas para visitar recém-nascido no artigo abaixo!
Avise antes de visitar
O primeiro passo para visitar um recém-nascido, sem correr o risco de ser inconveniente, é avisar. Há quem acredite que não tem problemas aparecer sem um aviso prévio, especialmente, se for um familiar próximo. Todavia, com um bebê recém-nascido, os pais estão ajustando a rotina e, provavelmente, aproveitando os momentos de folga para descansar.
Assim, aparecer sem avisar pode atrapalhar a hora do banho, o que já mudaria toda a dinâmica. Ou pior, atrapalhar a hora do sono. Isso fará com que os pais fiquem mais chateados que alegres com a sua visita.
Seja breve
Outro ponto importante na hora de visitar um bebê recém-nascido é a duração dessa visita. Nunca demore demais para na casa do bebê, a não ser que você esteja lá para ajudar. Lembre-se que cuidar de um bebê requer muita energia dos pais e, no começo, eles ainda estão se adaptando.
Dessa forma, o ideal é só dar uma passada bem rápida para conhecer o novo membro da família e ir embora. Ninguém com recém-nascidos quer ficar preocupado em entreter visitas.
E quando a amamentação não é possível? Como lidar?
Respeite os pais
Se você perguntar se pode fazer uma visita e os pais falarem que não pode. Respeite a decisão deles. Se coloque a disposição para ir quando eles se sentirem à vontade. Não brigue ou apareça sem avisar. É muito cansativo cuidar de um recém-nascidos, especialmente, se forem pais de primeira viagem. Eles podem não estar sentindo vontade de socializar.
Outro ponto para respeitar a vontade dos pais é como você vai agir na casa deles. Se eles pedirem para tirar os sapatos, passar álcool nas mãos e outras medidas de higiene, não custa nada você seguir. Para você pode parecer besteira e você pode ter criado seus filhos sem isso e deu certo. Mas não custa nada respeitar.
Não beije o bebê
Uma coisa que jamais deve ser feita por você é beijar um bebê. Os bebês nascem com o sistema imunológico imaturo. E, nossa boca possui muitos microrganismos, que para nós são inofensivas, são nocivos para um recém-nascido. Algumas infecções, transmitidas pelo beijo, podem ser até letais para um bebê.
Por isso, resista ao máximo sua vontade de beijar o recém-nascido. Isso é uma questão de saúde para ele. Além disso, entrando na questão da saúde, é sempre bom lembrar que você deve estar com as mãos limpas para pegar um recém-nascido. A justificativa é a mesma: evita transmissão de doenças.
Por fim, agora que você já sabe dicas para visitar um recém-nascido, pode conhecer o novo membro da sua família de forma mais tranquila.