Muitos brasileiros precisam se preocupar com as últimas notícias vindas da Visa. Isso porque, segundo a empresa, os cartões de crédito da companhia podem deixar de existir em pouco tempo. Além disso, a empresa foi notificada pelo Banco Central para um novo mercado que pode estar em ascensão em todo o país.
Por isso, hoje vamos entender o motivo do fim do cartão de crédito da Visa, além de entender quais as novidades que podem surgir a qualquer momento no Brasil.
Visa vai parar de emitir cartões?
A Visa e outros especialistas afirmam que o cartão de crédito pode estar chegando ao fim. Isso porque o mundo vem passando por mudanças, o que vai afetar, inclusive, as formas como os cidadãos fazem pagamentos. No Brasil, o processo é ainda mais rápido, dado que o país tem um dos sistemas financeiros mais consolidados do mundo.
E a tendência para o fim do cartão de crédito vem justamente das criações do Brasil. Isso porque deve entrar em vigor, em breve, o Real Digital, que pode ser considerada uma nova moeda do país. Apesar de manter todas as propriedades da atual moeda, o projeto traz mais tecnologia para os pagamentos. Por isso, a Visa foi convidada pelo Banco Central para participar do LIFT Challenge, um plano piloto do Real Digital.
A ideia do projeto é atuar com a tokenização de grãos e a negociação desses produtos. Com isso, os brasileiros poderão efetuar pagamentos sem a intermediação de bancos e poderão, inclusive, assinar contratos inteligentes através dos sistemas de blockchain, que é como se fosse uma rede que liga todos os cidadãos do país entre si.
Por conta do avanço da tecnologia, o presidente da Visa, Nunes Lopes, afirmou que o cartão de crédito e de débito devem acabar em breve.
Pix colaborou para o fim do cartão de crédito
Em suas falas, o presidente da Visa reitera a preocupação da empresa em se adaptar às novidades do mundo tecnológico. Isso porque, segundo ele, o cartão de crédito e de débito devem acabar por conta de maiores facilidades de pagamento. Outros especialistas, porém, acreditam que esse processo ainda demorará algum tempo.
Nunes Lopes ainda afirmou que o Pix foi o passo inicial para o fim dos cartões, apesar de isso acontecer de forma tímida. Isso porque a ferramenta permitiu a transação instantânea e sem custos entre pessoas e entre empresas. Por isso, o cartão, que tem taxas, deve cair cada vez mais em desuso à medida em que ferramentas de menor custo cheguem aos cidadãos.
No caso do cartão de crédito, especialistas afirmam que é preciso entender como ficarão os benefícios do produto e como que o modelo de funcionamento se incluirá no Real Digital.
Leia ainda: Veja quem pode SACAR até R$ 6 mil do FGTS