Será que o clima vai atrapalhar os planos para a virada do ano? Isso é o que você vai descobrir ao longo deste artigo com detalhes sobre a previsão do tempo.
A saber, o último final de semana de 2023 promete ser um pouco mais frio em cidades do Sul, um pouco mais úmido no Sudeste e com algumas pancadas até mais regulares em parte da costa norte do país.
Detalhes para a Virada do Ano
Cabe mencionar que, de acordo com o INMET, teremos uma frente fria avançando na Região Sudeste (chega em SP/RJ no sábado (30), e fica de domingo (31), para segunda-feira (1º) estacionária entre o norte do RJ e o ES).
Então, a alta pressão avança na retaguarda da frente fria, com o centro do sistema atuando mais próximo ao Sul do Brasil, trazendo uma circulação mais fria e úmida no leste de SP e do RJ entre o domingo (31) e a segunda-feira, primeiro dia de 2024.
Ainda mais, a baixa pressão no norte do Paraguai, próximo da fronteira com Mato Grosso do Sul, traz mais umidade.
Teremos um fluxo de umidade de Norte a Sudeste, passando também sobre o Centro-Oeste Brasileiro e VCAN no mar entre o domingo (31) e a segunda (1º), próximo da costa norte/nordeste do Brasil.
Além disso, a alta pressão avança na retaguarda da frente fria, com o centro do sistema atuando mais próximo ao Sul do Brasil, trazendo uma circulação mais fria e úmida no leste de SP e do RJ entre o domingo (31) e a segunda-feira (1º).
Em complemento, a Região Nordeste terá sol e calor, mas a massa de ar seco enfraquece e ocorrem pancadas de chuva (especialmente entre à tarde e à noite) por grande parte da Região (com exceção de áreas litorâneas entre Salvador e Maceió).
Aliás, as pancadas de chuva mais expressivas, com raios, são esperadas para o interior da Região.
Por fim, a maior parte do Sul do Brasil terá tempo estável e uma virada do ano com temperatura amena, por influência de uma massa de ar polar. Durante o domingo (31), há condições de chuva fraca no litoral do PR e de chuviscos em Florianópolis e na grande Curitiba.
Primeiro dia de 2024
Certo, e como fica logo após a virada do ano? Muito bem? O primeiro dia de 2024 ainda vai começar instável, com chuva frequente e temporais entre o ES, norte do RJ, a maior parte de MG e a Região Centro-Oeste.
As condições de chuva aumentam ainda mais na Região Nordeste e também há risco de temporais, com destaque para o interior da Bahia, do Ceará e de Pernambuco.
No Norte, a previsão é de muito sol e pouca a nenhuma chuva entre RR, noroeste do Pará e Amapá. Manaus, no Amazonas, ainda vai seguir com tempo mais instável, assim como as cidades do centro-sul do Pará e no Tocantins, onde há risco de pancadas de chuva mais frequentes e com forte intensidade.
A maior parte do Sul do Brasil e áreas do centro-oeste de SP, terão predomínio de sol e tempo firme, com elevação de temperatura. Um pouco de chuva é previsto para as capitais Curitiba e Florianópolis. Porto Alegre inicia o novo ano com tempo seco.