Afinal, vinho faz bem ao coração? Uma das bebidas mais famosas e comuns de se encontrar por aí é a favorita de muitas pessoas. Existem vinhos para todos os gostos, de modo que a bebida pode ser, ainda, apreciada e combinada com diferentes tipos de alimentos. No entanto, ela traz mesmo benefícios para o coração ou isso é apenas um mito? Para saber mais, confira aqui no Brasil123 a resposta a essa pergunta e muito mais.
Saiba mais sobre o vinho
Estudiosos afirmam que o vinho existe há milhares de anos! Assim, essa bebida está presente na humanidade há mais de 6 mil anos antes de Cristo e até mesmo na Bíblia Sagrada sua presença é registrada. Ele se mostra presente quando, por exemplo, Jesus transformou a água em vinho para impedir o constrangimento de anfitriões em uma festa de casamento.
O vinho é uma bebida derivada da uva e fabricada ao longo de milênios. Além disso, sua produção tinha um detalhe especial, que era o “pisar das uvas com pés descalços” e ainda hoje, em vinícolas pequenas no Brasil e Portugal, a confecção da bebida é feita por este método tradicional.
Contudo, qual será o motivo desta bebida ter ultrapassado séculos e séculos? Uma resposta simples é o seu sabor e o fato de que o vinho se tornou sinônimo de elegância, tradição e sofisticação. Porém, além do sabor e da tradição, o vinho traz benefícios para a saúde, então vamos te contar quais são eles, a seguir.
Benefícios do vinho para a saúde
O vinho diminui o colesterol ruim e o desenvolvimento de tromboses, reduz a pressão arterial, tem propriedades inflamatórias e antioxidantes. Além disso, um pequeno cálice de vinho tomado regularmente pode também prevenir diabetes do tipo 2 e síndrome metabólica. Esses são alguns dos benefícios do vinho.
Vinho faz bem para o coração?
O vinho protege o sistema cardiovascular contra infarto e derrames, pois atua no sistema cardiovascular. Dessa forma, isso se deve a um componente do vinho chamado resveratrol.
Um detalhe importante: o vinho mais benéfico para a saúde é o tinto seco, pois, com ele, é feito, sem retirar a casca da uva, todos os nutrientes e propriedades medicinais.
Quais podem ser os riscos no consumo de vinho
O vinho é uma bebida alcoólica e a sua ingestão em grande quantidade traz todos os prejuízos que uma bebida alcoólica pode causar. Então, é imprescindível que, para usufruir dos benefícios do vinho, haja ingestão moderada da bebida. O que gira em torno de 150 miligramas diários.
É importante salientar que gestantes, crianças e adolescentes não devem tomar vinho, nem em doses mínimas. Ainda, pessoas que fazem algum tipo de tratamento devem ter muito cuidado ao consumir vinho. Assim, o melhor é sempre buscar orientação médica antes de começar a consumir vinho para poder usufruir corretamente de seus benefícios.
Por fim, lembre-se de que o vinho é, antes de tudo, uma bebida alcoólica. Portanto, beba-o sempre com moderação. Muita saúde!