Se o vinho engorda ou emagrece, o que poderia ser melhor do que um bom copo de vinho tinto para relaxar após um longo dia?
Mas não se trata apenas de relaxamento. Vários estudos científicos indicam que o vinho tinto também pode ser bom para a saúde. Tenha cuidado, os efeitos são benéficos apenas se você beber com moderação. Sempre moderação!
Vinho engorda ou emagrece?
Como todos os vinhos, a bebida permanece relativamente com alto teor em calorias por causa do açúcar que as uvas naturalmente trazem. Mas é claro que, ao beber com moderação, não haverá problemas para sua dieta!
E seus principais benefícios?
Acredita-se, portanto, que os compostos fenólicos do vinho sejam responsáveis pelos seguintes efeitos positivos: observe a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, doenças neurodegenerativas e, além disso, depressão.
Aumenta a expectativa de vida
A casca das uvas pretas contém resveratrol. De acordo com pesquisadores de Harvard, esse componente pode nos proteger do envelhecimento. Isso estimula a produção de uma proteína que repele várias doenças da velhice.
Vinho engorda ou emagrece: Melhora a memória
Este mesmo resveratrol, por conseguinte, também pode melhorar a memória de curto prazo. Os pesquisadores descobriram que os participantes que receberam resveratrol tiveram melhor retenção de informações do que aqueles que não receberam.
Seu hipocampo, portanto, também era mais ativo. O hipocampo é a região do cérebro responsável pelo desenvolvimento da memória, conhecimento e emoções.
Reduz os níveis de colesterol
Se o vinho engorda ou emagrece, seus benefícios para a saúde são inegáveis. Uma nova pesquisa indica que o vinho tinto pode reduzir seus níveis de colesterol. Portanto, os participantes saudáveis tomaram um suplemento encontrado na bebida.
Seu nível de LDL (o colesterol “ruim”) caiu 9%. Quando os participantes com colesterol alto receberam o mesmo suplemento, o nível de LDL caiu 12%.