Um raio caiu em uma das pistas do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. O fenômeno aconteceu na tarde da última segunda-feira (8), mas a equipe de segurança só divulgou o vídeo nesta quarta-feira (10). Não há relatos de mortos ou feridos.
Também não há relatos de que qualquer aeronave possa ter sofrido com o raio. Pelas imagens é possível ver claramente que a pista estava vazia no momento do raio. E não poderia ser diferente porque no momento estava trovejando muito.
O raio é tão rápido que fica difícil de vê-lo quando o vídeo está na velocidade normal. Por isso, o próprio aeroporto divulgou também o vídeo em formato de câmera lenta. Nessa parte fica muito fácil ver onde o raio caiu exatamente.
E o raio caiu no asfalto. Imagens do próprio aeroporto mostraram que se formou um pequeno buraco no piso. A pista em questão é a O9R/272, que é mais comum para uso de pousos do que de decolagens de acordo com o sistema do próprio local.
Essa pista tem cerca de três quilômetros de extensão. equipes de segurança foram ao local para fazer o reparo do pequeno buraco. De acordo com as informações oficiais, não houve nenhum tipo de prejuízo para nenhum voo.
Raios no aeroporto
Quase todas as pesquisas internacionais sobre esse assunto apontam o Brasil como o país líder no número de raios no mundo todo. Obviamente há de se considerar que estamos em um país de dimensões continentais. Mas os números surpreendem.
Os especialistas, aliás, afirmam que a melhor opção para quem está no meio de uma chuva muito forte é mesmo se proteger e sair de lugares muito abertos. Praias, campos de futebol e pistas de aeroportos, como vimos no vídeo acima, estão longe de serem boas opções.
Veja também: Vídeo: homem que pediu devolução do imposto federal abasteceu com etanol
Boa noite.
Obrigado por divulgar nosso vídeo e peço a gentileza de citar o nome do canal Golf Oscar Romeo do YouTube referente ao vídeo.
Obrigado
Golf Oscar Romeo