As finanças são assunto muito importante entre um casal, e devem ser analisadas e discutidas com frequência. Essas conversas servirão para vocês ajustarem valores, contas a pagar, objetivos para o futuro e investimentos. Vejam o que vocês devem considerar e pontuar, para ter uma vida financeira estável e controlada, na matéria abaixo.
Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária
Objetivos
Primeiramente, definam o que vocês querem para o futuro como casal. Pontuem as metas de curto e longo prazo e suas prioridades. Incluam os seus filhos. Se vocês ainda não têm filhos, mas querem ter, eles devem estar nessa lista também. Itens como viagens, casa própria e carro, também devem ser incluídos. Definam tudo que gerará gastos a curto, médio e longo prazo. Definam também quanto, em média, será necessário para realizar tudo que compõe essa lista. Isso servirá de base para vocês acertarem as contas de acordo com o estilo de vida que querem ter.
Gastar
Conversem sobre os gastos da família. Definam o que pode ou não ser gasto e com o que. Não se esqueçam de que vocês são duas pessoas diferentes e, portanto, com prioridades de gastos a curto prazos diferentes. Dessa forma, concilie, para que cada um possa gastar um pouquinho com o que acha importante, sem ultrapassar, contudo, o orçamento de vocês. Para evitar rombos repentinos no orçamento, tenham dinheiro de reserva para gastos urgentes, como saúde, por exemplo. E só mexam nele se for realmente necessário.
Guardar
Vocês devem decidir juntos quanto vão poupar todos os meses, para atingir os objetivos que vocês traçaram no primeiro item. O valor não deve comprometer a qualidade de vida de vocês, mas estejam preparados para abrir mão de coisas desnecessárias.
Façam o controle de gastos juntos, sempre. Se um vai gastar um pouco, mesmo que suas contas sejam separadas, o outro deve ficar sabendo. Afinal, as finanças são do casal e devem ser administradas pelos dois. Fazer isso, inclusive, ajuda a evitar os gastos impulsivos, pois um sabe que terá de contar ao outro.
Óleo de coco: veja aqui seus benefícios e como você pode utilizar
Além disso, decidam juntos como vão juntar o dinheiro para chegar aos objetivos determinados. Conversem e pesquisem sobre investimentos, poupança, previdência privada, consórcios e outros. É importante decidir como guardarão o dinheiro para o futuro e, também, como farão ele render.
Façam contas
Façam contas mensais. Anotem o que estão gastando e com o que, e o dinheiro que está sobrando no final do mês. É importante fazer esse controle da sua vida financeira, porque as vezes ultrapassamos o orçamento sem perceber! Dessa forma, mantenham tudo no papel, e façam isso com regularidade.
Lazer
Momentos de lazer fazem parte e, inclusive, são necessários para manter um bom casamento. Por isso, separem dinheiro para o lazer, mas não gastem mais do que o combinado. Vivam bem o presente, mas pensem que precisarão viver bem no futuro também.
Foco
Para atingir os objetivos que vocês têm em comum, devem manter o foco, gastar apenas com o que for necessário ou couber no orçamento do casal. Por isso, tenham disciplina. Lembrem-se dos motivos que fazem vocês serem regrados com o dinheiro e utilizem isso como incentivo. Além disso, incentivem um ao outro, para que se mantenham firme, com a vida financeira focada no propósito de vocês!
Ansiosos e estressados: pequeno manual que vocês precisam ler