Os bancários devem ter direito de prioridade na vacinação contra a Covid-19. Pelo menos é assim que o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) pensa. Ele é o vice-presidente da casa e disse que vai lutar para que os bancários tenham esse direito.
Mas ele deixou claro que só vai pedir essa prioridade se o Governo decidir retomar os pagamentos do Auxílio Emergencial. Mas o que isso tem a ver? De acordo com deputado, tudo. É que os bancários atuam no atendimento de milhões de pessoas que vão sacar ou tirar dúvidas sobre o benefício.
O vice-presidente disse ainda que esses profissionais estariam “trabalhando na linha de frente”. Além disso, ele argumentou que essas pessoas não pararam de trabalhar durante toda a pandemia. Elas não puderam ficar em casa.
Na verdade, não dá mais para colocar os bancários na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Isso porque essa primeira fase já está acontecendo e está indo para os trabalhadores de saúde e para idosos. Cada um dos estados está cuidando do seu plano.
Seja como for, caso a ideia do deputado vá para frente, esses bancários passariam a ganhar uma urgência maior. Atualmente, eles não estão dentro do Plano de Imunização do Ministério da Saúde. Mas alguns desses profissionais irão acabar recebendo a vacina dentro de outros grupos.
Vacina para bancários
Vários setores trabalhistas estão pedindo prioridade na vacinação contra a Covid-19. Os professores, por exemplo, pediram esse direito. Eles afirmam que a situação exige uma urgência para que o Brasil tenha um retorno tranquilo das aulas.
Outra categoria que vem pedindo muito esse direito são os motoristas e cobradores de ônibus. Eles argumentam que não pararam durante esta pandemia. Assim, acabam tendo contato todos os dias com centenas de milhares de pessoas.