Hamilton Mourão (Republicanos), atual vice do presidente Jair Bolsonaro (PL), enviou nesta segunda-feira (31) uma mensagem para Geraldo Alckmin (PSD), vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito no último domingo (30) com uma vantagem de pouco de mais de dois milhões de votos. A mensagem de Mourão, revelada pelo jornal “O Globo” na noite desta segunda, foi a primeira de um membro do alto escalação do governo direcionada a algum integrante da chapa de Lula.
Até o momento, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre sua derrota. O presidente, que deixa o Palácio do Planalto no próximo dia 31 de dezembro, também não telefonou para o vencedor do pleito, como tradicionalmente acontece.
Segundo “O Globo”, no texto, Mourão se colocou à disposição para contribuir com o processo de transição que envolva as questões da vice-presidência. Além disso, ele também afirmou que o Palácio Jaburu, residência oficial de quem é vice-presidente, está aberto para que Alckmin e sua esposa possa conhecê-lo. Após a mensagem, a informação é que Alckmin telefonou para Mourão e agradeceu pela mensagem.
Relação de Bolsonaro e Mourão não é das melhores
Nas eleições atuais, Mourão não foi o vice de Bolsonaro. Durante os últimos quatro anos, a dupla trocou farpas e mostrou ter opiniões divergentes em temas sensíveis como a pandemia da Covid-19 e a preservação do meio ambiente. Em dado momento, assim como publicou o Brasil123, o presidente disse que Mourão tinha uma “independência muito grande” e, por vezes, atrapalhava um pouco a gestão do governo.
À época, Bolsonaro comparou a relação com Mourão como aquela que se tem com um cunhado, dizendo que, após casar, “você tem que aturar [o cunhado]”. “A escolha do meu vice na última foi muito em cima da hora, assim como a composição das bancadas, especialmente da bancada de deputados federais. Muitos parlamentares, depois de ganhar as eleições com o nosso nome, muitos se transformaram em verdadeiros inimigos, muitos não, uma minoria”, disse na ocasião.
Por conta desse choque de ideias, nas eleições deste ano, cada um seguiu seu caminho. Enquanto Mourão disputou e venceu as eleições ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Bolsonaro, com o general Braga Netto (PL) de vice, perdeu as eleições para a chapa de Lula no domingo e foi o primeiro presidente a não conseguir ser reeleito. Lula, em contrapartida, é o primeiro ex-chefe do Executivo a voltar ao poder.
Leia também: Aliado de Bolsonaro, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, parabeniza Lula pela vitória