Viajar com pet no carro pode ser um dilema para algumas pessoas, que acabam deixando os bichinhos para trás. Mas é importante saber que algumas atitudes simples podem tornar a viagem possível e segura.
Nossos pets possuem necessidades especiais e ao contrário do que alguns podem imaginar, não basta colocá-los nos veículos e pegar estrada. Para viajar com pet no carro é necessário alguns cuidados e preparações, que podem tomar mais tempo. Levar seu amigo bichinho pode ser uma boa experiência para ambos, se feito da maneira correta.
Tártaro em cachorros: saiba como prevenir e tratar
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre viajar com o pet no carro e os cuidados especiais necessários.
Preparando o pet
Primeiramente, é importante que jamais utilize sedativos para facilitar o seu lado da viagem. O uso é contraindicado uma vez que pode colocar o animal em risco e torná-lo pouco ou nada responsivo aos estímulos do ambiente. A melhor forma de se preparar para viajar com pet no carro é estimular o animal com brincadeiras que envolvam o ambiente do carro e os meios usados.
Dessa forma, estará desenvolvendo conforto e familiaridade com o veículo e seu aspecto fechado, seus barulhos e odores. Caso opte pela caixa de transporte também estará desenvolvendo familiaridade e conforto com o objeto. Não deixe de recompensar seu bichinho a cada passo dado rumo ao sucesso da viagem. Ademais é importante outras considerações de segurança e conforto e um especialista veterinário pode ajudar.
Segurança em primeiro lugar
Outro aspecto relevante para viajar com pet no carro é sua segurança e a dele. A liberdade do animal deve ser limitada, pois seu trânsito livre no interior do veículo pode ocasionar acidentes e é contra as normas de trânsito vigentes. Entretanto, isso não significa desconforto.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet
Cachorros de médio a grande porte podem contar com cintos especiais e animais de pequeno porte podem sempre ter a caixa de transporte como opção. Caso opte por esta, considere dispor de um tamanho maior, para permitir mobilidade do animal. Em seu interior coloque objetos de conforto para o pet.
Planejando um roteiro
Em seguida, devemos considerar desenvolver um roteiro de viagem com o maior número de paradas possíveis. Viajar com pet no carro pede calma e cuidados básicos que às vezes podem passar despercebidos por nós. Entretanto, as demandas dos animais são diferentes e o estresse não deve estragar a viagem.
Estabeleça pontos de paradas que permitam um intervalo na viagem. Se possível saia do veículo e explore o mundo com seu companheiro animal, ofereça comida, água e petiscos. Esses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença e tornar a experiência para ambos muito gratificante.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados necessários para viajar com pet no carro, procure ajuda de um especialista. Isso porque, esse profissional pode aconselhá-lo de maneira apropriada e sugerir outros pontos de atenção necessária, como temperatura e frequência de paradas. Na dúvida opte sempre pelo aconselhamento especializado e boa viagem para você e seu pet.
Cuidados com cães idosos: Você sabe o que é artrite canina?