O Vestibular da Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado)acontecerá hoje, domingo, dia 25 de junho. Cerca de 48 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 18.895 vagas disponíveis em 91 cursos de graduação. Os locais de prova estão disponíveis no seguinte link: Clique aqui para acessar.
A aplicação da prova terá início às 13 horas e terá duração total de cinco horas. Assim, os candidatos devem ficar atentos, pois os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h15 e fechados pontualmente às 13 horas. Dessa forma, é altamente recomendado que os candidatos cheguem aos locais do exame com pelo menos uma hora de antecedência, a fim de evitar imprevistos.
Obrigações dos candidatos do vestibular da Fatecs
Os candidatos devem estar cientes e seguir as seguintes orientações para que a prova transcorra de forma tranquila:
- É de total responsabilidade do candidato confirmar o local onde realizará a prova;
- Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local com uma hora de antecedência para localizar a sala e a carteira designadas;
- Após o início da prova, os candidatos devem permanecer na sala até às 15h30, momento em que poderão sair levando o caderno de questões;
- É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha;
- Deve-se levar e apresentar um documento de identidade original, em boas condições e com foto, para verificar as informações;
- A folha de resposta definitiva deve ser preenchida somente com caneta esferográfica de tinta azul ou preta;
- A redação deve ser transcrita para a folha de redação utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
Como será a prova?
A prova terá um total de 54 questões de múltipla escolha, além da redação. Assim, dentre essas questões, 40 abordarão o núcleo do ensino médio. Dessa forma, serão cinco perguntas para cada uma das oito disciplinas: geografia, história, português, inglês, matemática, física, biologia e química. Além disso, haverá também cinco questões de raciocínio lógico. Para completear, terão nove questões abordando conteúdo multidisciplinar para a resolução de situações-problemas.
Leia também: CAIXA TEM: Veja o passo a passo para solicitar um CARTÃO DE CRÉDITO direto no app
Quem pode participar do Vestibular da Fatecs?
O Processo Seletivo Vestibular do 2º Semestre de 2023 destina-se ao ingresso nos Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pelas Fatecs – Faculdades de Tecnologia do CEETEPS. Dessa forma, para participar, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula, atendendo a um dos seguintes pré-requisitos:
- Candidatos que concluíram o Ensino Médio regularmente: devem apresentar Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio.
- Candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, como Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, entre outros: devem possuir certificação de conclusão do Ensino Médio emitida por órgão competente.
- Candidatos que estejam cursando ou concluindo em 2023 o Ensino Médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou equivalentes: devem apresentar o Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no momento da matrícula.
Dessa forma, esses pré-requisitos são necessários para que os candidatos possam participar do processo seletivo e ingressar nos Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pelas Fatecs.
Leia também: Novo recurso do WhatsApp é lançado e surpreende usuários! Veja como funciona
Cronograma
O Processo Seletivo Vestibular do 2º Semestre de 2023 seguirá o seguinte cronograma:
- De 12/04/2023 até as 15 horas do dia 12/06/2023: Período de inscrições para o Processo Seletivo Vestibular no site www.vestibularfatec.com.br.
- Dia 21/06/2023, a partir das 15 horas: Divulgação dos locais de prova.
- Dia 25/06/2023, às 13 horas: Realização do Exame do Processo Seletivo Vestibular.
- Dia 26/06/2023, a partir das 15 horas: Divulgação do gabarito oficial do Processo Seletivo Vestibular.
- Dia 11/07/2023, a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral no site www.vestibularfatec.com.br, juntamente com a 1ª lista de candidatos aprovados.
- Dias 12/07, 13/07 e 14/07/2023: Período de matrícula da 1ª lista de convocação dos candidatos, com envio da documentação pelo sistema.
- Dia 18/07/2023, a partir das 15 horas: Divulgação das matrículas aprovadas da 1ª lista de convocação no sistema.
- Dia 19/07/2023: Período para possibilidade de acerto de documentação de matrícula da 1ª lista de aprovados no sistema.
- Dia 20/07/2023, a partir das 15 horas: Divulgação das matrículas aprovadas da 1ª lista após o acerto de documentação no sistema.
- Dia 25/07/2023, a partir das 15 horas: Divulgação da 2ª lista de candidatos aprovados no site www.vestibularfatec.com.br.
- Dia 26/07/2023: Matrícula da 2ª lista de candidatos aprovados, com envio da documentação pelo sistema.
- Dia 28/07/2023, a partir das 15 horas: Divulgação das matrículas aprovadas da 2ª lista no sistema.
- Dia 31/07/2023: Período para possibilidade de acerto de documentação de matrícula da 2ª lista de aprovados no sistema.
- Dia 01/08/2023, a partir das 15 horas: Divulgação das matrículas aprovadas da 2ª lista de convocação após o acerto de documentação no sistema.
Leia também: URGENTE: Saiba quem pode ter Bolsa Família reduzido em 50% com nova regra
Como funciona o sistema de pontuação acrescida?
O Sistema de Pontuação Acrescida, estabelecido pelo Decreto Estadual 49.602, de 13-05-2005, e conforme a Deliberação CEETEPS 08, de 02-08-2007, prevê o acréscimo de pontos à nota final obtida no processo seletivo, de acordo com os percentuais indicados, para os seguintes casos:
- I – Acréscimo de 3% para o candidato que se autodeclarar afrodescendente;
- II – Acréscimo de 10% para o candidato que declarar ter cursado integralmente todas as séries do ensino médio em instituições públicas nacionais. É necessário apresentar, no ato da matrícula, documentos comprobatórios que demonstrem essa escolaridade;
- III – Acréscimo de 13% para o candidato que atender simultaneamente aos critérios dos incisos I e II.
De acordo com o Artigo 5º do Decreto Estadual 49.602/05, “afrodescendentes compreendem-se como pretos e pardos, conforme autodeclaração quando necessário”.
Para efeitos desse sistema, instituições públicas são aquelas criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal, existentes no território nacional brasileiro. Assim, a gratuidade do ensino não implica necessariamente que a escola seja pública. Da mesma maneira, escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC), entre outros, ainda que ofereçam ensino gratuito, são consideradas particulares. Isso acontece devido à sua dependência administrativa em relação ao setor privado. Além disso, bolsas de estudo em instituições privadas, mesmo que integrais, não conferem o direito à pontuação acrescida pelo critério de escolaridade pública.