O verme do coração é um inimigo silencioso e perigoso dos cães e gatos. Também conhecido como Dirofilária, o parasita causador da Dirofilariose pode ter até 20 cm e se aloja nas artérias pulmonares e no coração dos pets.
Cerca de 15 dias após o contágio já surgem as larvas e, alguns meses depois, elas se tornam vermes adultos, que causam severos danos aos animais acometidos.
Características do verme do coração
Este parasita é semelhante à lombriga, mas sua transmissão acontece pela picada de um mosquito infectado, como o Aedes Aegypti, Anopheles e Culex. Ao picar o pet, o mosquito deposita as larvas do parasita, que podem se multiplicar e alojar em grande quantidade no coração dos cães, enquanto que nos gatos costuma haver de 1 a 3 vermes.
A Dirofilariose é uma doença mais frequente em cidades litorâneas e que tenham rios e cachoeiras, mas também tem se manifestado em centros urbanos. Por ser uma zoonose, afeta não apenas os cães e gatos, mas também os seres humanos.
Sintomas
Na fase inicial da infecção pode não haver sintomas, mas, seis meses depois, os pets já manifestam alguns desconfortos: cansaço, tosse crônica, perda de peso, desânimo, além de outros sintomas graves, como insuficiência cardíaca, dificuldades respiratórias e hipertensão pulmonar, que podem levar o animal à morte.
Por isso, ao observar esses sintomas de verme no coração, procure o médico veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Tratamento
Existem medicamentos preventivos para dirofilariose, que devem ser indicados somente pelo médico veterinário. Alguns são orais e precisam de administração mensalmente. É interessante também fazer o uso de coleiras que evitem picadas de mosquitos. E, mais recentemente, está disponível também uma injeção subcutânea, e que deixa o animal protegido pelo período de 12 meses.
Lembre-se, prevenir é mais fácil do que tratar. Seja qual for a opção, escute a opinião do médico veterinário de sua confiança e mantenha seu amigão sempre protegido e saudável.
Veja aqui os parasitas mais comuns em gatos.
Será que seu pet tem verme no coração?