A Polícia Civil do Ceará revelou nesta terça-feira (07) que um laudo pericial indicou que a presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena (PL), de 26 anos, e seu namorado, Rickson Pinto, de 27, morreram por asfixia. Assim com publicou o Brasil123, a dupla foi encontrada morta na última sexta-feira (03).
Vereadora é beijada à força por parlamentar durante sessão em Florianópolis; veja o vídeo
Conforme a perícia, a vereadora tinha ferimentos no pescoço, no abdômen e ainda teve unhas quebradas. Por conta disso, a principal linha de investigação trata o caso como um feminicídio seguido de suicídio.
De acordo com as informações, que foram reveladas pela “TV Globo”, o laudo mostra que existiu uma luta corporal entre o casal e que um cabo do aparelho de televisão foi utilizado no crime, que teria sido cometido pelo namorado da vereadora – ele possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo.
Hoje, a Polícia Civil também quer saber se Yanny Brena teria tentado terminar o relacionamento com o namorado alguns dias antes do caso. Essa suspeita foi levantada após uma amiga da parlamentar ter dito, durante depoimento, que a vereadora estava demonstrando que não queria continuar pagando as contas do namorado.
Até o momento, cerca de 20 pessoas já foram ouvidas. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Civil está aguardando outros laudos sobre o local do crime e de imagens de câmeras de segurança, além do resultado de “pesquisa de substâncias em amostras de sangue e urina”.
Vereadora e namorado encontrados mortos
A vereadora foi encontrada morta juntamente com o seu namorado na manhã de sexta-feira (03), na casa onde os dois viviam, pela empregada doméstica que trabalhava com os dois. De acordo com as informações, a vereadora, que era presidente da Câmara, não presidiu a sessão do dia anterior à morte e nem entrou em contato com os colegas.
Yanny Brenda, que foi a segunda vereadora mais votada nas eleições de 2020, era médica, foi a segunda mulher a presidir a Câmara e a mais nova no cargo. No ano passado, ao assumir o posto, aos 26 anos, ela afirmou que estava honrada com a oportunidade.
“Fico muita honrada em ser a segunda mulher a presidir a Câmara. Quero fazer um mandato de muita transparência, aproximando o Legislativo do povo, do Executivo e, acima de tudo, um mandato em prol da população de Juazeiro do Norte”, disse Yanny Brenda na ocasião.
Leia também: Vereadora petista de SC é cassada após fazer denúncia sobre suposta apologia ao nazismo